Coopercocal realiza encerramento do curso Mulheres Artesãs e celebra sete meses de criatividade

Foto: Danylla Zanette

Por: OCP News Criciúma

01/11/2023 - 15:11 - Atualizada em: 01/11/2023 - 15:17

O curso Mulheres Artesãs, uma iniciativa conjunta da Associação Cocal Arte e Coopercocal, celebrou na sexta-feira, dia 27, o encerramento de um ciclo de sete meses de aprendizado, criatividade e empoderamento para 55 participantes. Durante esse período, as alunas puderam explorar uma variedade de técnicas artesanais, resultando na confecção de aproximadamente 200 peças, entre bonecas e enfeites de natal.

O curso tem como objetivo oferecer oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional para mulheres pertencentes da área de atuação da Coopercocal, capacitando-as a criar produtos artesanais de alta qualidade. As aulas ministradas pela artesã Elis Regina Dias Sangaletti, abrangeram uma ampla gama de técnicas incluindo costura, bordados além do reaproveitamento de materiais. Ao longo dos sete meses, as alunas aprenderam a transformar sua criatividade em peças únicas de artesanato.

“O encerramento do curso deste ano foi um momento de celebração, em que as quatro turmas se reuniram para compartilhar suas criações e experiências, demonstrando a diversidade do talento de cada participante”, enaltece Elis Regina.

Segundo a presidente da Associação Cocal Arte, Rita de Cássia Mendes Melo, o curso visa capacitar as mulheres da comunidade a se tornarem empreendedoras.

“Nosso objetivo é proporcionar habilidades para criar produtos exclusivos e assim, gerar renda para suas famílias, inclusive muitas já estão fazendo isso, o que significa que nosso objetivo está sendo alçando. Estamos extremamente satisfeitas com o progresso das alunas ao longo do curso”, declara.

Além de ensinar habilidades artesanais, o projeto também enfatiza a importância da cooperação e do trabalho em equipe.

“A parceria entre a Associação Cocal Arte e a Coopercocal é fundamental para o sucesso do programa, pois ambas estão unidas com o compromisso de fortalecer a comunidade e o nosso sentimento é de gratidão por todo o apoio”, cita Rita.

O curso é totalmente gratuito, oferecendo uma oportunidade inclusiva para as mulheres onde representa um exemplo inspirador de como a educação e o empreendedorismo podem ser ferramentas poderosas para empoderar mulheres.

Para Altair Lorival de Mélo, presidente da Coopercocal o projeto é um investimento no futuro da comunidade.

“Acreditamos que, ao capacitar as mulheres, estamos fortalecendo não apenas suas vidas individuais, mas também coletivas”, finaliza o presidente.