Cooperativa busca se recuperar após galpão pegar fogo

Presidente da entidade, Cristiano Eleutério afirma que laudo deve ser concluído “nós próximos dias” e tudo indica incêndio criminoso - Foto: Piero Ragazzi

Por: OCP News Jaraguá do Sul

29/01/2016 - 08:01

Os integrantes da Associação Jaraguaense de Recicladores do Vale do Itapocu, no Bairro Jaraguá 99, lutam para superar os prejuízos após o incêndio que destruiu um dos quatro galpões, no dia 13 de janeiro. Na ocasião, os Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul utilizaram cerca de 16 mil litros de água depois de três horas de combate. O espaço é alugado.

A estimativa inicial das perdas era de R$ 10 mil, porém, de acordo com o presidente da Associação, Cristiano Eleutério, se for incluído o material armazenado, pode alcançar R$ 26 mil. “Lamento pelas famílias que se prejudicaram”, resume.

Segundo Eleutério, o laudo do incêndio deve ser concluído nos próximos dias e tudo indica que foi provocado criminalmente, “porque não teve nenhuma parte elétrica atingida e a cerca foi cortada.”

“A gente está trabalhando na esperança de melhoras”, declara, enfatizando que a entidade, em processo de legalização, chegou a ter 70 recicladores e que hoje o número baixou para 25. “Estamos fortalecendo a economia local, promovendo a inclusão social. Recebemos nove cargas brutas por semana, cada uma com 1,3 mil quilos. Precisaríamos de 18 cargas para pagar as dívidas e empregar mais pessoas”, declara.

O presidente da Fujama, Leocádio Neves e Silva, assegura que as planilhas do programa Jaraguá Recicla, de setembro de 2013 até aqui, registram “cada uma das 2,4 mil cargas, data, hora e a quem foi entregue pela Ambiental [terceirizada para o serviço].” Ele afirma que hoje existem apenas quatro associações do setor legalizadas. “O volume de cargas depende da população e a distribuição é de acordo com o que é recebido. Historicamente, dezembro tem volume muito alto, e em janeiro a queda é abrupta”, afirma.

Em dezembro de 2015, houve recordo no material encaminhado à reciclagem. Dos 14% apontados em novembro, o crescimento foi de 9,7% em dezembro, chegando a 23,7% de lixo reciclável coletado na cidade. As 317 cargas recolhidas em dezembro resultaram em cerca de 636 toneladas.

2016-01-13-incendio-no-galpão-da-associação-dos-recicladores-de-jaraguá-do-sul-piero-ragazzi-2

Piero Ragazzi/Arquivo OCP

2016-01-13-incendio-no-galpão-da-associação-dos-recicladores-de-jaraguá-do-sul-piero-ragazzi-81

Piero Ragazzi/Arquivo OCP

Notícias no celular

Whatsapp

OCP News Jaraguá do Sul

Publicação da Rede OCP de Comunicação