O valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2023 tem causado indignação para os contribuintes de Balneário Rincão. Em alguns casos, o acréscimo ultrapassa 200% em relação ao valor de 2022.
Na manhã da última sexta-feira (27), moradores do Condomínio Vila Suíça foram procurados pela equipe de reportagem da Jovem Pan, e relataram que querem uma explicação da prefeitura.
“Eu não vi nenhuma imobiliária, ou qualquer tipo de avaliador para avaliar o imóvel. Não sabemos qual o critério usado. Queremos entender, queremos uma resposta da prefeitura” afirma Sérgio Correa morador do Condomínio Vila Suíça.
De acordo com Fernanda, moradora há 15 anos no Condomínio, ela fala que o caso repercutiu em todo o município, não só na Vila Suíça, porém os moradores da Vila querem entender de onde saiu esse aumento.
“Não temos apoio da prefeitura com relação à calçamento, rede elétrica, coleta de lixo, limpeza, entre outros, então porque um aumento tão grande se a média nacional foi de até 10%”, ressalta Fernanda.
Conforme a moradora, as reclamações só aumentam. A prefeitura alega que houve valorização dos imóveis, mas os moradores não encontram essa valorização.
Em uma reunião realizada com o prefeito Jairo Celoy, para os moradores não ficou esclarecido o aumento do IPTU e afirmam que tem erro de cálculo, e pedem uma resposta.
“Só queremos revisão do valor”, frisa Fernanda.
Diante da situação, e da falta de retorno com a população, o caso foi levado para o Ministério Público em uma petição online assinada pelos contribuintes, e que pode ser acessada clicando aqui .

Foto: Drones Fly Sul – Reprodução/Internet
→ Siga-nos no Instagram e Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba notícias de Criciúma e região no seu celular clicando aqui: https://linktr.ee/OcpNewsCriciuma.