Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Contorno Viário: Caminhões precisam ajustar rastreadores para evitar bloqueio

Foto: Divulgação/@Ricard0Pastrana

Por: OCP News Florianópolis

12/08/2024 - 10:08 - Atualizada em: 12/08/2024 - 10:52

O fluxo de caminhões na BR-101 entre Biguaçu a Palhoça, na Grande Florianópolis diminuiu, mas alguns caminhões ainda não estão usando o Contorno Viário inaugurado sexta-feira (9) e que teve sua liberação aos veículos neste sábado (10). O problema é que os rastreadores não estão atualizados para esse trecho e o desvio para a nova rota pode causar bloqueios dos caminhões.

De acordo com o Dagnor Roberto Schneider, presidente da Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística de SC (Fetrancesc), as empresas precisam fazer ajustes nos seus Planos de Gerenciamento de Risco para que o sistema de segurança dos veículos aceite o novo traçado e não bloqueiem os caminhões.

“Esta situação pode acontecer, principalmente nos casos de empresas de fora de Santa Catarina, que não têm a informação suficiente sobre a inauguração do Contorno Viário. Mas a gente entende que isto é uma questão de ajuste, em uma semana, 10 dias, tudo estará resolvido, porque é muito mais lógico passar por esse novo trecho do que seguir pelo traçado antigo”, diz Dagnor Schneider.

O presidente da Fetrancesc alerta, porém, que é preciso melhor a sinalização da BR-101 antes dos acessos ao Contorno Viário. “Ainda está muito tímida. Nos quilômetros que antecedem aos acessos é preciso eu esta sinalização seja mais eficiente”, destaca Dagnor.

Fluxo de veículos

A Arteris Litoral Sul, concessionária responsável pelo trecho, estima que 18 mil caminhões usem o Contorno Viário diariamente. Isso deve diminuir significativamente o fluxo de veículos na região metropolitana de Florianópolis.

O Contorno Viário da Grande Florianópolis tem 50 quilômetros de extensão, conta com 44 radares, quatro túneis, seis trevos e sete pontes. A estimativa é de que com uma média de velocidade entre 80 km/h e 100 km/h, velocidade máxima permitida, e sem nenhuma parada ou obstáculo a via possa ser percorrida em pouco mais de 30 minutos.

Segundo a Arteris Litoral Sul, esse tempo pode gerar aos motoristas uma redução de 50% no tempo de viagem em horários de pico, impactando positivamente cerca de 30 mil usuários diariamente.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp