A captação e o tratamento de água em Guaramirim foram novamente interrompidos nesta terça-feira (12) devido a uma nova ocorrência de contaminação no rio Itapocuzinho, principal fonte de abastecimento do município. É a terceira paralisação registrada nas últimas três semanas.
Segundo o secretário municipal de Infraestrutura, Defesa Civil e Agricultura, Geovani Satler, a situação desta vez é considerada mais grave. O problema foi identificado por volta das 8h, levando à suspensão imediata da captação de água bruta para tratamento.
“Precisamos interromper o fornecimento para os bairros Avaí, Amizade e, agora, também para o Centro. Sem reserva técnica, é possível que toda a cidade fique sem abastecimento”, afirmou.
Satler destacou que equipes estão monitorando a situação e realizando testes para identificar a origem da poluição, que pode estar relacionada à atuação de indústrias localizadas às margens do rio. Ele pediu a compreensão da população diante das restrições temporárias.
Na manhã desta terça-feira, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Defesa Civil realizaram uma ronda preventiva no Rio Itapocuzinho, com apoio do Corpo de Bombeiros Voluntários de Guaramirim, para reforçar o monitoramento e auxiliar na apuração das causas da contaminação.

Foto: Fábio Junkes/OCP News
A Águas de Guaramirim divulgou o seguinte comunicado:
“Informamos que os bairros Avaí, Amizade e Centro estão sem abastecimento de água devido à contaminação no Rio Itapocuzinho.
A equipe da Águas de Guaramirim está monitorando a situação e, em breve, traremos novas atualizações.
Contamos com a compreensão de todos!”