Conselho Tutelar da Barra completa dois meses de atendimentos em Jaraguá do Sul

Foto: Divulgação PMJS

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

19/09/2023 - 14:09 - Atualizada em: 19/09/2023 - 14:46

Jaraguá do Sul conta, desde o dia 3 de julho, com dois Conselhos Tutelares. A instalação da segunda unidade é uma pauta antiga que vem de tratativas junto ao Ministério Público – que acompanha todo o processo –, e se deve à demanda de atendimento e número de habitantes no município.

Na sede localizada na rua Antônio Tobias, 51, no Centro da cidade, atendem 5 conselheiros. Outros 4 ficam na nova sede localizada na Barra do Rio Cerro, na rua Camilo Andreatta, 326.

Os atendimentos na segunda unidade iniciaram após as obras de reforma e adaptações na estrutura da casa, a fim de garantir as condições necessárias ao seu funcionamento. Antes do início dos trabalhos também ocorreu o período de treinamento dos conselheiros (suplentes), que agora atuam lá.

Foto: Divulgação PMJS

No primeiro semestre de 2023 o Conselho Tutelar fez 1.324 atendimentos presenciais. Além disso, mais de 9 mil manifestações chegaram à entidade, seja por e-mail, telefone, WhatsApp e ofícios entre outros meios.

Os conselheiros atendem as mais diversas situações, esclarecem dúvidas, passam orientações, ouvem queixas e solicitações relacionadas a crianças, adolescentes e famílias. Também são responsáveis por encaminhar e acompanhar os casos, aplicando, quando necessário, as medidas protetivas pertinentes a situação.

“O segundo Conselho Tutelar é uma demanda que o Município atendeu e que tem facilitado o acesso das pessoas em questões relacionadas à infância e à adolescência. É um avanço importante para Jaraguá do Sul”, destaca o chefe de Gabinete João Antônio Berti.

Eleição para novos conselheiros tutelares

A eleição para escolha dos membros do Conselho Tutelar (gestão 2024/2028), ocorrerá no dia 1º de outubro (domingo), das 8h às 17h, na Escola de Ensino Médio Abdon Batista, na Rua Presidente Epitácio Pessoa, 473, no Centro. São 10 vagas para titulares, com jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Notícias no celular

Whatsapp