O servidor de carreira da Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina) Vitor Lopes Guimarães está confirmado como presidente interino da companhia a partir desta sexta-feira (20).
A decisão foi tomada pelo conselho de administração da Celesc, que tem agora na presidência o empresário Glauco José Côrte, ex-presidente da Fiesc.
Uma das primeiras ações do novo presidente será agendar uma reunião com o governador Jorginho Mello para definição das prioridades da nova gestão.
A indicação do nome foi feita por Jorginho Mello.
O Governo de Santa Catarina é acionista majoritário da Celesc.
Também foram empossados os novos conselheiros da Celesc: Glauco José Côrte, Romeu Donizete Rufino, Marco Aurélio Quadros e César Souza Júnior.
Guimarães é formado em eletrotécnica na Escola Técnica Federal de Santa Catarina e em engenharia elétrica na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).
O novo presidente desenvolveu toda sua atuação profissional dentro da Celesc.
O currículo começa em 1985, como técnico estagiário na Agência Regional de Itajaí, e na sequência procede com uma evolução dentro da companhia, em que assumiu a liderança de áreas como a Divisão de Projetos e Construção e o Departamento de Engenharia e Planejamento do Sistema Elétrico.
O novo presidente está na diretoria da companhia desde 2021, quando foi eleito pelos empregados para ser o diretor comercial.
Em 2022, foi reeleito com ampla maioria para continuar na função.
Esse é o único cargo que é preenchido por decisão em voto dos colaboradores da Celesc.