Conheça o projeto da Defesa Civil aplicado nas escolas municipais de Joinville

Foto: Prefeitura de Joinville

Por: Milena Natali

11/04/2024 - 13:04 - Atualizada em: 11/04/2024 - 13:55

Na manhã desta quinta-feira (11), a Defesa Civil da Prefeitura de Joinville realizou uma palestra do projeto “Defesa Civil somos todos nós” na Escola Municipal Professor Oswaldo Cabral. São conversas que ocorrem rotineiramente em escolas públicas do município, levando aos alunos informações sobre serviços da Defesa Civil e dicas de como agir quando ocorrem desastres naturais.

Foto: Prefeitura de Joinville

Na escola, os alunos do 5º ano ouviram atentamente a palestra. Ficaram surpresos, por exemplo, ao aprender que não se pode plantar bananeiras em morros (elas não têm raízes e o peso de seus bolsões de água favorecem deslizamentos) e que não é aconselhável acender velas quando falta luz (tem que usar lanternas, para evitar incêndios).

“As crianças são ótimas disseminadoras de informações. O que elas aprendem nas nossas palestras, sobre o que fazer em caso de inundações, tempestades e deslizamentos, levam para toda a família”, explica o agente da Defesa Civil, Marnio Luiz Pereira.

Helena Caroline Justina, de 10 anos, achou muito útil a palestra. “Eu não sabia nem que existia Defesa Civil! Então é muito bom saber que temos quem chamar quando acontece algum desastre”, diz a menina.

Seu colega Mateus Claudino, de 10 anos, também adorou a conversa. “Eu achei tudo muito interessante e importante. Ainda mais que ganhamos esse material”, comemora o aluno, referindo-se aos folders da Defesa Civil, com caça-palavras educativo.

Para a professora Lúcia Chaves Balestrin, a palestra é uma chance de levar aos alunos um conteúdo que não faz parte do currículo escolar e nem é comum ser discutido em casa. “A informação vem direto para a criança e surte muito efeito. Elas prestam atenção e gostam dessas conversas”, aponta a professora.

Além dos temas relacionados à Defesa Civil, o agente Marnio ainda deu uma dica importante para as crianças: “Gostaria que todos ajudassem os pais a limparem o quintal de casa para erradicarmos os criadouros do mosquito da dengue!”

Foto: Prefeitura de Joinville

Notícias no celular

Whatsapp