Itajaí é uma das poucas cidades no globo a fabricar o iate Azimut Grande 27 Metri, da italiana Azimut. Construída em fibra de carbono, a embarcação é a mais cara entre as produzidas no Brasil, com preço base de R$ 50 milhões e que pode aumentar, dependendo das configurações.
O iate de luxo será uma das principais atrações do Rio Boat Show – evento que começa neste sábado (2) na Marina da Glória, no Rio de Janeiro.
O modelo de luxo tem entre os proprietários famosos Cristiano Ronaldo. O português é dono de um 27 Metri produzido na Europa, idêntico à versão construída pelo estaleiro no Brasil. A unidade de Itajaí é a única a funcionar fora da Itália.
Desde 2020, quando incluiu o superiate no portfolio de fabricação nacional, a Azimut já vendeu nove unidades e tem fila de espera de mais ou menos 15 meses pelo barco.
Embora a unidade de Itajaí forneça embarcações para diversos países, até agora todas as encomendas da Azimut Grande 27 Metri são de clientes brasileiros. No momento há três barcos do modelo em produção no estaleiro de Itajaí – um na fase de laminação, outro em montagem, e o terceiro em finalização.
O iate tem 88 pés, área em torno de 350 m² de área, cinco suítes, espaços de convivência externos e internos e superestrutura em fibra de carbono 100% pura.