Conheça o catarinense que idealizou as áreas de escapes na BR-376

Seu Pedro da Silva (93) é natural de Rio do Sul, mas joinvilense de coração | Foto: Arquivo Pessoal

Por: OCP News Florianópolis

22/04/2024 - 10:04 - Atualizada em: 22/04/2024 - 10:54

As áreas de escape da BR-376, entre Santa Catarina e o Paraná, já salvaram incontáveis vidas. O responsável pela ideia do dispositivo de trânsito é um caminhoneiro aposentado. Seu Pedro da Silva (93), natural de Rio do Sul, mas joinvilense de coração, construiu a vida fazendo viagens de Norte a Sul do Brasil. Muitos desses caminhos o levaram até a BR-376, uma serra conhecida na região que liga o estado de Santa Catarina ao Paraná.

Nos anos 2000, em mais uma dessas viagens, seu Pedro passava pelo local durante uma madrugada com um caminhão carregado com 15 mil quilos de cimento quando teve uma ideia.

“Passava ali sempre com o caminhão carregado, e ali é uma descida muito forte. E me veio um ‘clique’ na cabeça: ‘faz uma carta para o governador do Paraná e manda essa carta para dar um jeito nisso aí’”, relembra seu Pedro.

A carta feita por ele foi recebida por Jaime Lerner, governador do Paraná nos anos 2000. “Me coloquei à disposição para ver se dava um jeito. Na minha ideia, se fizesse uma estrada recoberta com areia, um desvio, já seria o suficiente”, conta.

Segundo o seu Pedro, a ideia foi bem recebida pelas autoridades da época, mas por conta da burocracia a proposta ficou na gaveta. Da mesma forma, o Palácio do Iguaçu respondeu o caminhoneiro. Ele guarda a carta com muito carinho.

Em 2011, foi implantada a primeira área de escape. É uma caixa de 1,5 m de profundidade coberta com argila, que é capaz de parar um veículo pesado em até 150 metros.

O segundo dispositivo foi instalado em 2019, no mesmo local onde o filho de seu Pedro morreu. Desde então, 972 vidas foram salvas, em 544 utilizações.

 

Notícias no celular

Whatsapp