Conheça instituições que prestam trabalho voluntário em Jaraguá do Sul

Por: Maria Luiza Venturelli

29/09/2022 - 15:09

O trabalho voluntário é uma das marcas registradas de Jaraguá do Sul e faz uma grande diferença na rotina da cidade, praticado por pessoas que realizam ações de caridade e se empenham na missão de auxiliar o próximo.

Muitos voluntários se dedicam aos serviços de saúde, acolhimento de animais abandonados, preservação do meio ambiente, auxílio de famílias carentes ou realização de ações de conscientização para um determinado grupo de pessoas.

O município é privilegiado por ter uma população trabalhadora e caridosa, que tem o voluntariado como uma das suas marcas registradas. O primeiro passo para se voluntariar a alguma organização é descobrir uma causa com a qual você se identifica. Conheça alguns lugares de Jaraguá do Sul onde é possível fazer trabalho voluntário ou realizar uma doação:

Rede Feminina de Combate ao Câncer

Foto: Isabelle Stringari Ribeiro / OCP News

A entidade fornece assistência gratuita a pacientes com câncer e a comunidade em geral, à frente de projetos importantes que trazem um pouco mais de alegria aos momentos difíceis causados pela luta contra a doença. Oferece desde exames preventivos do colo de útero e de toque de mama para a comunidade, até atendimentos a pacientes oncológicos, como assistente social, fisioterapeuta, psicólogas, médica ginecologista, enfermeira, acupunturista, yoga, reiki e assessoria jurídica.

Tem aproximadamente 100 voluntários, entre fixos e prestadores de serviços, que são profissionais como reikianos, palestrantes, terapeutas, advogados e nutricionistas que fazem atendimentos eventuais. Contam com voluntários cuidando do bazar, dando apoio a pacientes em tratamento, organizando eventos sociais, palestras de apresentação e momentos de conscientização sobre a prevenção.

Se você se interessa em ser um voluntário, entre em contato pelo telefone (47) 3275-0268. A instituição fica na rua Procópio Gomes de Oliveira, 801, no Centro.

ONG Sol

Foto: Divulgação

A instituição iniciou as atividades em janeiro de 2012. É focada na proteção social básica às pessoas com deficiência e idosas e o atendimento é realizado através de uma visita à casa dessas pessoas, além de um levantamento para receber o acompanhamento da equipe técnica, composta por assistente social e psicólogo.

Em alguns casos, também ocorre auxílio no pagamento de terapias complementares para o tratamento, como equoterapia, fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, hidroterapia e psicoterapia. A comunidade pode fazer doações materiais ou financeiras para auxiliar na manutenção do projeto.

Para ser um voluntário do projeto ou fazer uma doação, entre em contato pelos telefones (47) 3270-3500 ou (47) 3270-3513. A sede fica em Jaraguá do Sul, na Rua Júlio Tavares da Cunha Mello, 107, no Centro.

Doutores Sementinhas

Foto: Divulgação

O grupo realiza visitas ao Hospital Jaraguá todos os fins de semana e atualmente recebe inúmeros convites para participar de ações sociais, ações educativas e em igrejas. Ao longo dos 13 anos de projeto, mais de 300 voluntários participaram do grupo. Você pode se disponibilizar para fazer parte também, pois de tempos em tempos abrem inscrições para o projeto.

Além das visitas, o foco é promover doações de alimentos, roupas, materiais de higiene e limpeza, sempre quando solicitado por alguma entidade ou pessoas em situação de vulnerabilidade. Trata-se de um grupo totalmente voluntário, as ações contam com o apoio da comunidade.

As ações do projeto Doutores Sementinhas podem ser acompanhadas no Instagram do grupo: @doutoressementinhas. Fique ligado para saber quando abrem inscrições para fazer parte do voluntariado.

Projeto A Semente

Foto: Divulgação

Idealizado por Denise Schiochet e Souza, o projeto não possui fins lucrativos. O objetivo principal é entregar sementes na forma de um lenço, em conjunto com uma mensagem de esperança, solidariedade e amor, que incentiva pacientes a continuar na luta contra o câncer.

Além da distribuição das sementes, são realizadas palestras em empresas, entidades de saúde e instituições de ensino, levando uma mensagem de conscientização, esclarecimento e esperança a pacientes, familiares e comunidade.

Contam com vários voluntários, entre costureiras, passadeiras, dobradeiras e outros profissionais que entram em contato com empresas e pessoas físicas em busca da contribuição e doação de materiais e mão de obra para a confecção, montagem e envio das sementes. Entre em contato pelo telefone e WhatsApp (47) 9 9104-6510.

Associação de Voluntários do Hospital São José (AVSJ)

Foto: Divulgação

O hospital é um ambiente em que as pessoas geralmente estão mais vulneráveis, precisando de uma palavra de incentivo ou ato de solidariedade. Essa é a missão da AVSJ (Associação de Voluntários do Hospital São José).

A equipe é separada em vários grupos de pessoas, que se dividem em diferentes tarefas que fazem uma grande diferença na vida de quem está no hospital, seja para acompanhar um familiar ou tratar uma enfermidade. São alguns deles: Grupo Amoração, Grupo do Conforto Oncológico, Grupo Mãos Fraternas, Grupo Saracura e vários outros.

Rede Saúde do Homem

Foto: Arquivo OCP News

É essencial manter os homens informados da importância de ter hábitos saudáveis e um acompanhamento de saúde preventivo e regular. Esse é o trabalho da Rede de Saúde do Homem, que promove palestras, orientações e encaminhamentos médicos para a comunidade de Jaraguá do Sul e região.

Hábitos como autocuidado, adoção de uma alimentação equilibrada, uso moderado de bebidas alcoólicas e inserção de atividade física na rotina podem aumentar as chances de envelhecimento saudável. Os voluntários do lugar são motivados pela vontade de mostrar a importância de consultas médicas regulares e fazer a diferença na saúde da comunidade jaraguaense.

Entre em contato pelo telefone (47) 3279-4042. Fica na rua Expedicionário Gumercindo da Silva, 311, no Centro.

Gang dos Patinhas

Foto: Arquivo OCP News

A Gang dos Patinhas Poverellos é uma das maiores ONGs de proteção animal de Jaraguá do Sul. Anualmente, realiza bazares, feiras e outros eventos para ajudar centenas de bichinhos e também auxiliam no pagamento de cirurgias, encaminhamento de castrações e consultas veterinárias.

O grupo está sempre à procura de pessoas que possam ajudar em eventos que arrecadam fundos para os animais, como bazares e feiras. Também precisam de lares temporários para cães e gatos, ração e ajuda financeira para pagar as hospedagens e diárias em clínicas.

Para ajudar a entidade de alguma forma, entre em contato com a voluntária Kelly, através do telefone e WhatsApp (47) 9 8865-0943.

Mãos Solidárias

Foto: Divulgação

O foco são crianças de Jaraguá do Sul e região que precisam de tratamento médico, consultas, próteses, exames e tratamentos mais caros, que não são oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ou, quando oferecidos, demoram muito tempo.

O grupo trabalha fazendo eventos e bazares para arrecadar dinheiro para resolver problemas de saúde dos pequenos. Os voluntários podem integrar o grupo ou apenas ajudar em eventos específicos.

Se você se interessar em ajudar, entre em contato pelo telefone e WhatsApp (47) 9 9650-4634. O local fica na rua João Januário Ayroso, 2286, no Jaraguá Esquerdo.

Associação de Amigos do Autista (AMA)

Foto: Divulgação

Contribuir para a autonomia e inclusão do autista, promover atendimento capacitado e especializado em serviços de assistência social, educação e saúde estão entre as missões da Associação de Amigos do Autista (AMA).

O foco é proporcionar à pessoa com autismo uma vida digna, com trabalho, saúde, lazer e integração à sociedade. Também oferecem à família instrução para a convivência no lar e em sociedade, além de promover e incentivar pesquisas sobre o autismo.

A história do projeto começou em 1983, quando o autismo era totalmente desconhecido pela maior parte das pessoas. Foi então que um grupo de pais de crianças autistas resolveu se reunir e criar uma instituição que ajudasse a construir um futuro mais acolhedor para os seus filhos, além de proporcionar a eles uma maior independência e produtividade.

Os projetos são promovidos pela ação de um grupo de voluntários, convênios e contribuições da sociedade. Para contribuir, entre em contato pelos telefones (47) 3370-1555 ou 3373-8863. Visite a sede na rua Gustavo Friedemann, 143, na Vila Lalau, em Jaraguá do Sul.

Programa Espaço Alternativo (Peal)

Foto: Divulgação

É uma instituição filantrópica de assistência social e educacional sem fins lucrativos, que nasceu da necessidade de alternativas saudáveis para as crianças permanecerem no contraturno escolar.

O objetivo da instituição é proteger os pequenos dos perigos sociais das ruas, além de proporcionar atividades lúdicas e criativas e diversos tipos de conhecimento para os pequenos.

São realizadas várias atividades, como auxílio e apoio na realização das tarefas escolares, prática de esportes e brincadeiras, desenvolvimento de habilidades manuais, físicas, interpessoais, cognitivas, sociais e espirituais e até oportunidade de aprendizagem de algum instrumento musical.

Atende crianças de seis a 10 anos e funciona das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h30. Conheça mais na rua Júlio Pedri, 58, na Vila Nova ou entre em contato pelo telefone e WhatsApp (47) 9 9670-9535.

Notícias no celular

Whatsapp

Maria Luiza Venturelli

Jornalista apaixonada por contar histórias inspiradoras, formada pela Faculdade Ielusc