“Cidade das bicicletas”. Todo joinvilense já ouviu alguém se referir a Joinville com esse “apelido”. A cidade ficou conhecida como cidade das bicicletas em 1950, porque as estatísticas, naquela época, mostravam que existia um carro para cada 111 pessoas na cidade, enquanto o número de “bikes” era de uma para cada quatro pessoas, de acordo com a revista Superinteressante.
Mas você sabe quantos quilômetros Joinville dedica, hoje, às bicicletas?
A extensão cicloviária da cidade é de 172,76 quilômetros, segundo divulgado no relatório Joinville em Dados de 2019, elaborado pela Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável (Sepud).
A rede cicloviária da cidade é formada por ciclofaixas (que são as mais comuns) e também inclui calçadas compartilhadas, ciclovias e ciclorrotas.
Confira a extensão de cada uma delas em Joinville:
- Ciclofaixa: 143,08 Km
- Calçada compartilhada: 13,67 Km
- Ciclovia: 13,15 Km
- Ciclorrota: 2,86 Km
Extensão total: 172,76 Km
Entenda a diferença entre elas
Ciclovias
As ciclovias são pistas próprias, destinadas à circulação de bicicletas e demais modos permitidos, separada fisicamente do tráfego comum por desnível ou elementos delimitadores.
Ciclofaixas
Já as ciclofaixas são partes ao lado das vias de tráfego de veículos, destinadas à circulação exclusiva de bicicletas. São separadas da rua por pintura e/ou elementos delimitadores.
Ciclorrotas
As ciclorrotas consistem no mapeamento das rotas cicláveis e identificação nos locais, através de sinalização e outros elementos.
Calçadas compartilhadas
As calçadas compartilhadas são aquelas sem separação física ou visual implantadas de forma a garantir rota ao ciclista, configurando uma ciclorrota, porém, nesse caso o trajeto é compartilhado entre ciclistas e pedestres.
Confira o mapa da rede cicloviária de Joinville
No mapa, divulgado no relatório elaborado pela Sepud, é possível ver como a rede cicloviária da cidade está configurada, e em quais localidades ela é mais desenvolvida. Os dados são deste ano.

Mapa da rede cicloviária de Joinville | Divulgação/Sepud
Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:
Telegram
Facebook Messenger