Confira as atividades que vão acontecer no Mês do Meio Ambiente em Jaraguá do Sul

Foto: Divulgação PMJS

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

01/06/2023 - 13:06 - Atualizada em: 01/06/2023 - 13:43

Diversas atividades em comemoração ao Mês do Meio Ambiente serão realizadas no município ao longo de junho. A programação, organizada pela Prefeitura de Jaraguá do Sul através da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), terá início nesta quinta-feira (1º) e contará com exposição de animais taxidermizados, ações de educação ambiental e castração de cães e gatos, entre outros eventos.

A primeira atividade programada é a exposição “Conhecendo a Fauna da Região”, que apresentará animais empalhados no piso L1 do Jaraguá do Sul Park Shopping (próximo à loja Riachuelo) de 1º a 18 de junho. Durante a exposição, a comunidade poderá conhecer espécies que habitam o município, incluindo gato-maracajá, cachorro-do-mato, tatu, coruja e gavião.

Foto: Divulgação PMJS

No dia 10 de junho está prevista uma feira de adoção de animais, evento tradicionalmente realizado. A edição deste mês acontecerá na Clínica Bicho Urbano das 9h às 13h, onde todos os animais disponíveis para adoção receberão atendimento veterinário, incluindo castração, chipagem e vacinação.

Nos dias 14 e 15, o Castramóvel estará nos bairros Rau e João Pessoa, respectivamente, para realizar castração de cães e gatos, tanto machos quanto fêmeas. Os tutores interessados em esterilizar seus animais podem se inscrever com as ONGs parceiras Ajapra, Gang das Patinhas, Protetora Digia ou diretamente na Fujama, localizada na Rua João Januário Ayroso, 3.329, bairro São Luís, ao lado da Urbano. A ação é exclusiva para moradores de Jaraguá do Sul. Confira os documentos necessários para a inscrição aqui.

Nos dias 13 (das 19h às 22h) e 16 (das 14h às 17h), no piso L1 do Jaraguá Park Shopping, serão realizadas duas ações de educação ambiental. Os biólogos da Fujama estarão presentes no local com cobras (jiboias), proporcionando aos munícipes um contato seguro com esses animais e promovendo conscientização sobre sua importância e a necessidade de preservá-los.

No dia 18 de junho, das 15h às 18h, também no L1 do shopping, será realizada a distribuição de 500 mudas de árvores frutíferas nativas da região.

O encerramento da programação do Mês do Meio Ambiente acontecerá no dia 25 de junho, na Via Verde, das 15h às 17h30. Nessa ocasião, em uma iniciativa conjunta da Fujama com o projeto Jaraguá Mais Saudável, serão distribuídas mudas de árvores.

Programação completa:

1º a 18/06 – Exposição “Conhecendo a Fauna da Região” no Jaraguá do Sul Park Shopping (durante o horário de funcionamento do shopping)

10/06 – Feira de adoção na Bicho Urbano (das 9h às 13h)

13/06 – Biólogos no Jaraguá do Sul Park Shopping (das 19h às 22h)

14 e 15/06 – Castração de animais domésticos (Castramóvel)

16/06 – Biólogos no Jaraguá do Sul Park Shopping (das 14h às 17h)

18/06 – Distribuição de mudas frutíferas nativas no Jaraguá do Sul Park Shopping (das 15h às 18h)

25/06 – Distribuição de mudas frutíferas nativas na Via Verde em parceria com o Jaraguá Mais Saudável (das 15h às 17h30)