A Secretaria da Assistência Social e Habitação e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDI), está realizando a 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento acontece na Scar durante os dias 24 e 25 de fevereiro. Neste ano, o tema da Conferência é “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”.
Durante os dois dias será deliberado, proposto e analisado, de acordo com a realidade local, as diretrizes para atender as pessoas idosas do município, reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado em todo o processo. Na tarde de abertura, além dos pronunciamentos oficiais, houve apresentações artísticas, como a dos integrantes do Programa Viver Bem na Maturidade (PROVEM), com duas coreografias.
- Anvisa suspende sete marcas de café por substâncias irregulares
- Pé-de-Meia chega para quem se formou no ensino médio; saiba quem tem direito
O evento também contou com a presença do Neurocientista Anderson Rauber, que proferiu a palestra: “Neurociência e os poderes do cérebro na melhor idade”. Na conversa com os idosos, Rauber procurou despertar nos participantes, a consciência de como cada pessoa pode, através de pequenas ações e atitudes diárias, ter uma vida mais saudável, longeva e próspera.

Foto: PMJS/Divulgação
“O envelhecimento populacional é uma realidade mundial, e os indicadores mostram isso, e precisamos cuidar bem do nosso cérebro a medida em que a idade avança. Praticar exercícios, ter uma boa alimentação, nos mantermos bem hidratados, ter uma boa qualidade de sono, tudo isso é importante para alcançar os objetivos e sonhos enquanto vivos. E Jaraguá do Sul está de parabéns por se preocupar e desenvolver ações positivas, focadas nas pessoas idosas”, destacou o especialista.
Em seu pronunciamento, a Secretária de Assistência Social e Habitação, Bianca Schwartz Uber, enfatizou a importância de uma rede de apoio e políticas públicas voltadas às pessoas idosas. “Jaraguá do Sul já é referência no atendimento às pessoas de mais idade, e um momento como este é uma boa oportunidade para avançarmos e melhorar aquilo que já existe”, destacou.
De acordo com o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDI), Edson Willian Piotto, na Conferência estarão em evidência as políticas públicas voltadas às pessoas da terceira idade. “Vão ser tratados alguns temas como o financiamento da política pública, como está o protagonismo desse idoso, se ele está sendo ouvido e atendido de forma adequada, conforme prevê a Constituição. É uma oportunidade para adequar algumas posições, rever conceitos e a partir daí encaminhar moções e indicações para efetivação dos seus direitos ”, disse.
A conferência prossegue nesta terça-feira (25) com as oficinas temáticas e a votação das propostas em plenário. As propostas definidas como prioritárias, serão levadas para discussão na Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa de Santa Catarina, prevista para ocorrer até o final de agosto de 2025. Já a Conferência Nacional está marcada para acontecer entre os dias 5 e 8 de novembro.
- Foto: PMJS/Divulgação
- Foto: PMJS/Divulgação