A 8ª Conferência Municipal de Saúde de Jaraguá do Sul, nos dias 23 e 24 (quinta e sexta-feira), teve a participação de mais de 300 inscritos, entre usuários do SUS, profissionais, prestadores de serviço do SUS, gestores e público em geral. O tema principal deste ano foi “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”.
A abertura do evento, na quinta-feira à noite, contou com a presença de várias autoridades e instituições e a palestra com a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, que falou sobre os diversos aspectos e ações do SUS em nível federal e estadual, contextualizando as prioridades, os avanços e desafios do SUS.
A conferência foi uma oportunidade de para discutir os principais problemas do sistema de saúde em nível municipal, estadual e nacional e propor ações, serviços e melhorias.
“Tivemos um importante espaço para discussão e votação direta sobre as principais questões de saúde, sem a necessidade de intermediários. A população tem o direito de participar diretamente das tomadas de decisão”, pontua o secretário de Saúde Alceu Gilmar Moretti.
O evento teve quatro oficinas temáticas: O Brasil que temos. O Brasil que queremos; O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; Amanhã será outro dia para todos e todas. Foram aprovadas 55 propostas nos nesses quatro eixos, sendo 12 no eixo 1; seis propostas no eixo 2; 27 propostas no eixo 3 e 10 propostas no eixo 4.
Dessas 55 propostas, quatro vão para o nível estadual e nacional, conforme o regimento do Conselho Estadual de Saúde. Segundo a organizadora da conferência, Denise Thum, nesta terça-feira (28), será apresentado o relatório geral da conferência para o Conselho Municipal de Saúde.
Foram eleitos quatro delegados representando os usuários, dois representando os profissionais de saúde e dois representando os gestores e prestadores de serviço. Estes oito delegados irão representar o município na etapa macrorregional, nos dias 23 e 24 de maio, em Jaraguá do Sul.