Começa nesta quinta-feira (23), a partir das 19h, no Auditório São José, da Igreja Matriz São Sebastião, no Centro de Jaraguá do Sul, a 8ª Conferência Municipal de Saúde. Até o fim da tarde de amanhã, sexta-feira (24), a comunidade poderá debater e sugerir soluções para os principais problemas do sistema público de saúde. O evento é aberto a todas as pessoas interessadas no assunto, desde profissionais da área, membros de conselhos, lideranças comunitárias e políticas.
A coordenadora da Conferência, Denise Thum, servidora da Prefeitura de Jaraguá do Sul, destaca que o número de inscritos está dentro da expectativa dos organizadores. No entanto, quem ainda tiver interesse, poderá se dirigir até o local da Conferência e, dependendo da lotação do espaço, fazer a inscrição e participar, hoje à noite no momento da abertura ou na manhã desta sexta-feira (24), a partir das 8h, quando acontecerá a recepção e credenciamento dos participantes. “Trata-se de uma excelente oportunidade para debater as questões ligadas à saúde, principalmente para melhorarmos ainda mais os serviços e o atendimento à população”, destaca o secretário municipal de Saúde, Alceu Gilmar Moretti.
Esta edição da Conferência Municipal de Saúde tem como tema principal “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”. É aberta a toda a sociedade, usuários do SUS, profissionais, prestadores de serviço do SUS e gestores. O objetivo é discutir os principais problemas do sistema de saúde em nível municipal, estadual e nacional e propor ações, serviços e melhorias no sistema. Será um espaço para discussão e votação direta sobre as principais questões de saúde, sem a necessidade de intermediários. A população tem o direito de participar diretamente das tomadas de decisão.
O evento está organizado em quatro eixos, com os seguintes temas:
1. O Brasil que temos. O Brasil que queremos;
2. O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas;
3. Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia;
4. Amanhã será outro dia para todos e todas.
Programação da 8ª Conferência Municipal de Saúde:
Dia 23/03 – quinta-feira
18h30 – Recepção e Credenciamento
19h – Abertura da Conferência e Apresentação Cultural
20h – Palestra Magna com a Secretária Estadual de Saúde Carmen Zanotto
Dia 24/03 – sexta-feira
8h – Recepção e Credenciamento
8h30 – Aprovação do Regimento Interno da Conferência
9h – Início das atividades nas Oficinas Temáticas
12h – Intervalo para almoço
13h – Apresentação Cultural
13h30 – Início da Plenária Final para aprovação das propostas das Oficinas
16h30 – Eleição dos Delegados para a Conferência de Saúde Macrorregional
17h – Encerramento