Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Conferência Municipal de Saúde inicia nesta quinta-feira (23) e é aberta à comunidade

Foto: Arquivo OCP

Por: Elisângela Pezzutti

23/03/2023 - 15:03 - Atualizada em: 23/03/2023 - 15:04

Começa nesta quinta-feira (23), a partir das 19h, no Auditório São José, da Igreja Matriz São Sebastião, no Centro de Jaraguá do Sul, a 8ª Conferência Municipal de Saúde. Até o fim da tarde de amanhã, sexta-feira (24), a comunidade poderá debater e sugerir soluções para os principais problemas do sistema público de saúde. O evento é aberto a todas as pessoas interessadas no assunto, desde profissionais da área, membros de conselhos, lideranças comunitárias e políticas.

A coordenadora da Conferência, Denise Thum, servidora da Prefeitura de Jaraguá do Sul, destaca que o número de inscritos está dentro da expectativa dos organizadores. No entanto, quem ainda tiver interesse, poderá se dirigir até o local da Conferência e, dependendo da lotação do espaço, fazer a inscrição e participar, hoje à noite no momento da abertura ou na manhã desta sexta-feira (24), a partir das 8h, quando acontecerá a recepção e credenciamento dos participantes. “Trata-se de uma excelente oportunidade para debater as questões ligadas à saúde, principalmente para melhorarmos ainda mais os serviços e o atendimento à população”, destaca o secretário municipal de Saúde, Alceu Gilmar Moretti.

Esta edição da Conferência Municipal de Saúde tem como tema principal “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”. É aberta a toda a sociedade, usuários do SUS, profissionais, prestadores de serviço do SUS e gestores. O objetivo é discutir os principais problemas do sistema de saúde em nível municipal, estadual e nacional e propor ações, serviços e melhorias no sistema. Será um espaço para discussão e votação direta sobre as principais questões de saúde, sem a necessidade de intermediários. A população tem o direito de participar diretamente das tomadas de decisão.

O evento está organizado em quatro eixos, com os seguintes temas:

1. O Brasil que temos. O Brasil que queremos;
2. O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas;
3. Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia;
4. Amanhã será outro dia para todos e todas.

Programação da 8ª Conferência Municipal de Saúde:
Dia 23/03 – quinta-feira
18h30 – Recepção e Credenciamento
19h – Abertura da Conferência e Apresentação Cultural
20h – Palestra Magna com a Secretária Estadual de Saúde Carmen Zanotto

Dia 24/03 – sexta-feira
8h – Recepção e Credenciamento
8h30 – Aprovação do Regimento Interno da Conferência
9h – Início das atividades nas Oficinas Temáticas
12h – Intervalo para almoço
13h – Apresentação Cultural
13h30 – Início da Plenária Final para aprovação das propostas das Oficinas
16h30 – Eleição dos Delegados para a Conferência de Saúde Macrorregional
17h – Encerramento

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.