A NASA (Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos) anunciou o “LunaRecycle Challenge”, um concurso que oferece prêmios de até 3 milhões de dólares (aproximadamente R$ 17 milhões) para ideias que ajudem a resolver o problema dos resíduos humanos em missões espaciais.
Desde a primeira missão, em 1969, a gestão de fezes e urina de astronautas tem sido um desafio persistente, especialmente devido à microgravidade que dificulta o descarte seguro.
Durante as missões Apollo, 96 sacos de resíduos foram deixados na Lua, uma realidade evidenciada na histórica foto de Neil Armstrong ao lado do módulo Eagle. Com o programa Artemis, que visa um retorno contínuo à Lua, a necessidade de soluções sustentáveis se tornou ainda mais urgente.
- Pesquisa revela hábitos de consumo de cuca em três cidades do Brasil
- 7 lugares imperdíveis para um passeio em família em Pomerode
O desafio está dividido em duas categorias: a “Prototype Build Track”, que foca na criação de protótipos para reciclagem de resíduos sólidos, e a “Digital Twin Track”, que desenvolve simulações virtuais para gerenciamento de reciclagem na superfície lunar.
O objetivo é que, por meio das duas categorias, o lixo possa ser transformado em produtos úteis, facilitando a exploração lunar e ajudando a desenvolver soluções sustentáveis.
As tecnologias propostas também poderão ser aplicadas em soluções para a gestão de resíduos na Terra.
O “LunaRecycle Challenge” será coordenado pela Universidade do Alabama e a empresa AI Spacefactory, e avaliará 187 desafios tecnológicos relacionados às futuras missões espaciais.
Os interessados em participar podem enviar suas contribuições através do site oficial até 30 de janeiro de 2025.