A exploração publicitária dos abrigos de ônibus da região central de Jaraguá do Sul deverá ser lançada através de concessão até o fim de fevereiro, segundo o prefeito Dieter Janssen. O documento, que passou recentemente por avaliação jurídica, engloba a concessão de 44 pontos com 68 módulos durante um período de oito anos. “A empresa vencedora poderá utilizar o espaço para publicidade, mas será responsável por reformar todos esses pontos, ação com investimento estimados em R$ 427 mil”, detalha o prefeito.
Durante o período de concessão, a empresa também deverá efetuar a manutenção dos espaços, o que inclui limpeza e conservação da estrutura. “Dessa forma conseguiremos renovar os abrigos e dar mais conforto para quem utiliza essas estruturas, além de estimular o uso do transporte público na cidade”, afirma Janssen.
O projeto não prevê o repasse de recursos ao poder público, pois a contrapartida está na manutenção dos espaços.
Ações estimulam coletivo
A iniciativa para revitalização dos abrigos de ônibus é uma das ações para incentivar o uso do transporte público na cidade. Conforme Janssen, agora o próximo passo é investir no aumento da confiabilidade nos horários dos ônibus e avaliar a criação dos miniterminais. “Em março devemos ter o resultado da pesquisa feita pela Urbtec, de Curitiba, que irá auxiliar na avaliação sobre a criação dos miniterminais, determinando se será possível, quando e como será feito”, diz o prefeito. O estudo faz parte do Plano de Mobilidade do município.
Segundo o prefeito, os novos projetos devem ser inclusos na licitação do transporte coletivo, que irá ocorrer no fim do ano. O contrato com a atual concessionária vence em agosto. Além da criação do corredor de ônibus, a Prefeitura investiu recentemente na substituição de 60 abrigos nos bairros Santo Antônio, Ilha da Figueira, Rio da Luz, Barra do Rio Cerro, Chico de Paulo e Tifa Martins.