Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Como os países testam as bombas nucleares?

Foto: IA/OCP News

Por: OCP News Joinville

22/04/2024 - 11:04 - Atualizada em: 22/04/2024 - 11:26

Desde 1945, quando os Estados Unidos realizaram o teste nuclear Trinity, as potências militares vêm fazendo diversos testes para verificar a eficácia e o alcance de suas bombas atômicas.

Mas, considerando o perigo dessas armas, como esses testes são feitos? Ao longo dos anos, diversos procedimentos foram adotados, mas muitos acabaram proibidos em razão dos riscos envolvidos.

 

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Testes subterrâneos

No dias de hoje, as principais potências militares realizam testes subterrâneos para comprovar a eficácia de suas bombas nucleares. Isso porque, considerando as alternativas, o método é aquele que envolve menos riscos.

Eles são realizados em cavidades profundas ou em túneis em áreas isoladas, minimizando a liberação de radiação para o ambiente. Esses testes produzem um fenômeno conhecido como “abalo sísmico”, semelhante a um pequeno terremoto, que pode ser detectado por redes de monitoramento global.

 

Procedimento de testes subterrâneos

Os testes subterrâneos, geralmente, envolvem os seguintes passos:

  1. Preparação: Escolha de um local adequado, geralmente uma área remota. A bomba é colocada dentro de uma cavidade profunda, escavada especialmente para o teste.
  2. Detonação: A arma nuclear é detonada remotamente. Os dados são coletados por instrumentos que medem a pressão, o calor, a radiação e outros efeitos.
  3. Análise de Dados: Os dados coletados são analisados para avaliar o rendimento da explosão e outros parâmetros técnicos.

 

Outros tipos de testes nucleares

Testes Atmosféricos: Esses testes envolvem a detonação de armas nucleares na atmosfera. Foram comuns até o Tratado de Proibição Parcial de Testes Nucleares de 1963, que proibiu testes nucleares na atmosfera, no espaço exterior e debaixo d’água.

Testes Subaquáticos: Realizados debaixo d’água, geralmente em lagos ou áreas oceânicas isoladas. São raros e também foram proibidos pelo tratado de 1963 devido ao amplo espalhamento de resíduos radioativos que podem afetar significativamente a vida marinha e o meio ambiente.

Testes no Espaço: Testes de armas nucleares no espaço foram conduzidos durante a Guerra Fria, mas são proibidos desde 1963. Essa proibição foi reforçada pelo Tratado do Espaço Exterior de 1967.

 

A realização de testes nucleares é uma questão altamente polêmica e regulamentada internacionalmente devido ao seu potencial para causar danos ambientais significativos e suas implicações para a proliferação de armas nucleares.

Atualmente, nove países têm armas nucleares: Estados Unidos, Rússia, China, Reino Unido, França, Paquistão, Índia, Israel e Coreia do Norte. Mas essa lista também pode incluir o Irã.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

OCP News Joinville

As notícias que impactam a comunidade de Joinville e região.