Receba as notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp clicando aqui.
Encontrar um público que será fiel pode ser uma tarefa difícil para quem empreende, porém, ajuda a construir e consolidar a trajetória de um negócio. Esta é a história do Verdant Music Bar, que atualmente é a casa do sertanejo em Blumenau – mas nem sempre foi assim. As sócias Vânia Uller e Lurdes Kienen trabalharam duro até encontrar o caminho que levou a casa a se tornar referência para quem busca curtir o melhor da música sertaneja.
Vânia conta que a proposta inicial era de que o Verdant fosse uma casa noturna voltada para o rock. Porém, logo na primeira festa, perceberam que a aposta não era tão certeira – o público era pequeno e menos disposto a “baladas”. Além disso, o espaço era grande e precisava de algo que trouxesse mais animação – e gente – para as festas.
Pandemia e sonho marcaram virada
Com a chegada da pandemia de coronavírus, as restrições impostas permitiam apenas a presença de um músico no palco, fazendo voz e violão. Foi nesse momento que surgiu a ideia de incluir a música sertaneja na programação. E para surpresa das sócias, o público respondeu comparecendo a cada fim de semana – sempre seguindo as regras estabelecidas, como distanciamento e limitação de pessoas.
Na reabertura após a pandemia, Vânia e Lurdes já haviam percebido que o caminho do Verdant era o sertanejo e reformaram o espaço para adequar ao estilo. “A mudança foi muito bem aceita pelo público. Percebemos que aos sábados a casa sempre estava cheia, enquanto nas sextas-feiras o movimento não era tão intenso quanto gostaríamos. Tentamos diferentes gêneros musicais, mas não tivemos o sucesso que o sertanejo nos trouxe”, relembra Vânia.
Foi durante a reforma em janeiro de 2022, e ainda sem saber o que fazer para atrair o público às sextas-feiras, que Vânia recebeu uma dica inesperada. “Peguei no sono lá dentro e sonhei com meu pai, já falecido, que era um gaiteiro de primeira, me falando que eu sabia o que fazer, e que era para fazer o que ele mais amava que daria certo. No caso, o que ele mais gostava era de baile. Contei meu sonho para a Lurdes, ela gostou da ideia e partimos para o baile de sexta, que foi um sucesso desde a primeira festa”, revela.
Desde então, a programação do Verdant é assim: às sextas, a casa vira salão de festa com a Balada Baile, sempre com uma atração especial que agita a primeira noite do fim de semana. Entre os artistas que já animaram o Baile do Verdant estão Sorriso Lindo, Talagaço, Baitaca, Paulinho Mocelin e Tchê Garotos.
Aos sábados, a programação tem sempre um artista exclusivo e de renome local ou nacional – uma das apostas certeiras do Verdant. Já estiveram no palco nomes como shows mais movimentados no Verdant, incluindo artistas como João Lucas e Marcelo, Hugo e Thiago, João Neto e Frederico, Diego Farias e Gabriel Valin. São essas atrações – e o cuidado com que cada uma é escolhida – que proporcionam momentos de muita diversão ao público da casa, consolidando o Verdant Music Bar como a principal casa onde está o melhor do sertanejo em Blumenau.