Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Como está o seu dia? – Luiz Carlos Prates

Por: Luiz Carlos Prates

23/11/2024 - 07:11

Tudo na vida é relativo, é pessoal e passageiro. Tudo depende de um ponto de vista, questão pessoal, do mesmo modo que tudo é passageiro, nada vem para ficar, absolutamente nada. Ter essa idéia na cabeça pode preocupar num primeiro momento, mas nos vai abrir a janela da compreensão. As coisas não são como as queremos, as coisas são como são. Uma pessoa acorda pela manhã, abre a janela e dá um longo suspiro, esgarçando um feliz sorriso: – “Ah, meu Deus, que dia lindo, que sol, que temperatura, uma beleza”! Outra pessoa levanta no mesmo horário, abre a janela e não nota o sol, não nota a temperatura, não nota nada senão seus pensamentos: – “Ah, hoje tenho aquele encrenca para resolver…”! Um problema, que pode ser um problema criado pela própria vida. Quer dizer, o sol é o mesmo, a temperatura é a mesma, o dia é mesmo, certo? Nada certo. Cada um de nós respira o seu próprio ar, percebe a vida de acordo com seu momento ou seus valores. Quando temos essa consciência nos nossos pensamentos, vamos parar de invejar, de nos compararmos e assim por diante. A vida não é igual para absolutamente ninguém. Incontáveis pesquisas já foram feitas com gêmeos univitelinos, parecidos de cara, parecidos em alguns aspectos, mas… Abissalmente diferentes em outras questões, é isso, não existem “gêmeos” no sentido convencional. Então, ponhamos na cabeça, não importa a cor do céu, quem faz o dia bonito ou feio somos nós. Quantas vezes, por exemplo, uma chuva da pesada nos salvou de um encontro desagradável? A mesma chuva que foi amaldiçoada por outras pessoas. Muita gente confunde situações sociais, erros e fracassos na vida com destino. – “Ah, é meu destino”, dizem os apressados, não os quero chamar de idiotas. Jamais alguém provou a existência do destino, e se houvesse destino quem o criara seria um ser abjeto, desprezível, canalha. A “sorte” das pessoas na vida seria resultado do destino, isto é, do roteiro a ser cumprido por esta ou aquela pessoa, por todos nós, enfim. Negativo, até prova em contrário, vamos escrever o nosso destino. E tinta para escrever esse destino está em nossa testa, chama-se suor. O mais é desculpa fria. E aí para você, o dia de hoje está feio ou bonito…?

LEITURA

Quem quiser ficar bonita ou “parrudo” é muito fácil: ir a uma livraria e servir-se à vontade, todavia… O brasileiro lê cada vez menos, logo, está semeando para colher o que já está colhendo: esse entravo todo em que se encontra o país e os safados impunes e com os bolsos cheios… Livros, idéias, conhecimentos variados dão-nos força e põem a correr os safados oportunistas. Não me peça nomes, eles estão em todas as notícias…

ENGAÇÕES

Engraçado, lembro-me do tempo em que os jovens caçoavam, debochavam das próteses, das “dentaduras” usadas pelos idosos. E hoje não debocham dessas dentaduras falsificadas que andam saltando da boca de muitas pessoas jovens… Dentes falsamente iguais e bonitos. Sem falar das pessoas com beiços deste tamanhão, tudo falso. Mas é aquela coisa, quando a tolice é nossa o ponto de vista é outro…

FALTA DIZER

Trecho do Evangelho de Lucas, 6,4-5: – “A boca fala do que está cheio o coração”. Já foi dito que se prestarmos atenção à fala de quem está conosco não vamos mais fazer negócios e muito menos casar. Fala, se queres que te conheça! Aliás, os delegados de polícia sabem bem disso…

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Luiz Carlos Prates

Jornalista e psicólogo, palestrante há mais de 30 anos. Opina sobre assuntos polêmicos.