Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Como as formigas conseguem carregar até 50 vezes o próprio peso

Foto: OCP News

Por: OCP News Jaraguá do Sul

23/07/2025 - 17:07 - Atualizada em: 23/07/2025 - 17:23

As formigas são um exemplo fascinante de força relativa no reino animal. A impressionante capacidade desses insetos de carregar até 50 vezes o peso do próprio corpo está relacionada à sua estrutura corporal e à física do dimensionamento biológico.

Por serem pequenas, as formigas possuem uma razão entre volume e área que favorece a força relativa. Isso acontece porque a força muscular está relacionada à área de seção transversal dos músculos, que cresce com o quadrado da escala corporal, enquanto o peso corporal aumenta com o cubo. Ou seja, quanto menor o animal, maior sua força proporcional.

Além disso, o exoesqueleto rígido das formigas fornece pontos de apoio estáveis e resistentes, permitindo a distribuição eficiente das forças geradas pelos músculos. Seu sistema musculoesquelético é altamente especializado para tração e alavancagem, com músculos que se prendem diretamente ao exoesqueleto, maximizando o torque gerado por suas articulações.

Outro fator determinante é o metabolismo acelerado desses insetos, que garante alta eficiência energética e rápida resposta muscular.

Em conjunto, esses fatores explicam como formigas operárias, mesmo com tamanho diminuto, conseguem arrastar objetos muito maiores, como folhas, sementes ou pedaços de insetos, sendo capazes de superar obstáculos com uma cooperação organizada e força física surpreendente, resultado da evolução adaptativa de seu corpo à vida em colônias e ambientes desafiadores.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

OCP News Jaraguá do Sul

Publicação da Rede OCP de Comunicação