Seja para melhorar o currículo, para se preparar para uma viagem ou até para morar no exterior: são inúmeros os motivos que nos leva a aprender um novo idioma.
Porém, junto com a empolgação de aprender algo novo, vem aquele medo do desconhecido, de ser um trava-língua, de se atrapalhar na hora de falar com algum nativo e por aí vai.
Por isso, muitas pessoas enfrentam dificuldades na hora de aprender outra língua. Mas existem algumas estratégias certeiras para ajudar a entender melhor todo o novo idioma, incluindo o ouvir, a leitura e a escrita. Veja sete dicas a seguir:
1) Objetivo realista: como em vários pontos da vida, aprender uma nova língua exige uma meta. Ela precisa ser realista. Ou seja, não adianta começar a estudar e achar que em um mês já vai estar fluente. Então, defina qual o objetivo desta nova língua: é para estudar fora, para dar um up na vida profissional, para fazer um intercâmbio? Cada objetivo necessita de um nível diferente de entendimento ou fluência.
2) Imersão: continuando na ideia anterior, nada mais realista do que “cair de paraquedas” em um local que não fala sua língua-mãe. É claro que o ideal é que você saiba o mínimo do idioma. Então, você pode planejar uma imersão sem nem precisar sair de casa. Para isso, assista filmes e séries e ouça músicas e podcasts, que vão ajudar a você se familiarizar com a pronúncia e ritmo do novo idioma. Vale também consumir outros tipos de conteúdo para ajudar, como livros, revistas e jornais – então, dê aquela olhada na mídia local todos os dias.
3) Aplicativos: hoje existem muitos apps que oferecem recursos on e offline para facilitar o aprendizado dos mais diversos idiomas. Dentro de cada um, há exercícios em que é preciso falar, ouvir, acompanhar diálogos. São formas didáticas de aprender, incluindo recursos visuais, como fotos e desenhos explicativos. Boa parte desses aplicativos tem duas versões, a paga e a gratuita, e podem ser praticados em qualquer hora do dia, facilitando a vida de quem tem uma rotina agitada.
4) Conversação: falar com um nativo é melhor opção para sentir o nível de compreensão e de prática que você já tem. Hoje em dia existem aplicativos com professores nativos ou, ainda, apps que oferecem bate-papos exclusivos para treinamento de idiomas. Que ótima forma de treinar as habilidades e a pronúncia, não é?
5) Vocabulário correto: não adianta falar errado no seu idioma e reproduzir o erro em outra língua, seja na hora de falar ou de escrever. Para te ajudar a ter uma gramática impecável, também existem aplicativos e corretores específicos para revisar o conteúdo em outra língua. Assim, fica mais fácil descobrir o que está errado e por qual motivo.
6) Constância: quando se aprende algo novo, sempre aparece uma coisa específica que é um desafio a mais, seja uma pronúncia ou forma correta de escrever algo. Nesses momentos, pode até bater um desânimo, mas não desista do seu objetivo! Para driblar a vontade de parar, crie uma rotina de estudos, e inclua um horário fixo, diariamente, em sua agenda. Tire as distrações que estejam ao redor e possam te atrapalhar nesse momento. Tenha em mente que você está fazendo algo bom, que pode te abrir portas e possibilitar oportunidades no futuro.
7) Curso tradicional: além dessas dicas, sempre existe o bom e velho curso tradicional de idiomas, com professor, livro de gramática e colegas para dividir as dores e as delícias da nova língua. Procure um que se adeque à sua necessidade. Hoje em dia, além das aulas presenciais, também existem as opções de cursos online, inclusive com professores nativos. Fica muito mais fácil!
Quando der vontade de desistir, mentalize a primeira dica desse artigo, que é seu objetivo. Se imagine realizando o que definiu no começo e utilize todos os recursos possíveis para a realização desse sonho!