Em mais uma ação da força-tarefa DOA (Defesa, Orientação e Apoio às Pessoas em Situação de Rua), a Prefeitura de Florianópolis por meio da Comcap fez a limpeza do entorno do viaduto da Josué di Bernardi, no limite entre Florianópolis e São José, no final da manhã desta quinta-feira (27).
A diretora de Operações da Comcap, Nilda Oliveira, obeservou a melhora das condições do local. A quantidade de resíduos coletada baixou para menos de um terço do usual.

Comcap fez a limpeza do entorno do viaduto da Josué di Bernardi | Foto Divulgação/`PMF
“Os resultados mostram que estamos atuando de forma adequada para acabar com mais um ponto insalubre, com risco de vetores de doença e que tanto prejudica a paisagem urbana justo na entrada da Capital”, disse Nilda Oliveira.
Local está em obras
O local está em obras pelo Dnit para fechamento da galeria e mudanças no talude nesse viaduto da Via Expressa. Assim que for concluída, num prazo estimado de um mês, a Prefeitura de Florianópolis iniciará as ações de revitalização do espaço para eliminar o ponto de descarte irregular de resíduos que tanto prejudica a comunidade do Monte Cristo.
De acordo com a diretora, a Comcap destacou uma equipe formada por dois auxiliares operacionais e um motorista para dar suporte diário à abordagem de rua em toda a cidade. Antes o trabalho ocorria duas vezes por semana, agora, durante os próximos 60 dias, será diário.

O trabalho durante os próximos 60 dias será diário | Foto Divulgação/PMF
Como sempre, a operação de limpeza foi antecedida pela abordagem da Secretaria de Assistência Social da PMF e apoiada pela Polícia Militar. Conforme a assistente social Sandra Boeing Martins, a ação da DOA já conseguiu melhorar a situação na Avenida Gustavo Richard e encaminha-se também para mitigar os riscos de proliferação de doenças e vulnerabilidade social debaixo dos viadutos.
“Viemos trazer oportunidade a essas pessoas, mostrar que há lugar e chances melhores para eles na cidade. Se não é na primeira abordagem, será na segunda, terceira, viremos quantas vezes forem necessárias”, garante a assistente social Sandra Boeing Martins.
Quer receber as notícias no WhatsApp?
Região de Jaraguá do Sul – Clique aqui
Região de Joinville – Clique aqui
Região de Florianópolis – Clique aqui