Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Combate à dengue: saiba como denunciar possíveis focos do Aedes Aegypti

Foto: PMJS/Divulgação

Por: Luana Maia

23/01/2025 - 13:01 - Atualizada em: 23/01/2025 - 13:58

Em meio aos esforços para impedir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela urbana, as autoridades de Saúde de Jaraguá do Sul reforçam a importância da participação ativa da comunidade no enfrentamento a esta ameaça à saúde pública.

Entre as medidas preventivas que podem ser adotadas como rotina, a Vigilância Epidemiológica sugere que a população faça um checklist (uma lista de controle) semanal para verificar situações como água parada em recipientes, se as caixas d’água e cisternas estão bem vedadas e os potes de água dos animais estão limpos, entre outros cuidados que podem fazer a diferença na luta contra o mosquito da dengue.

Os munícipes também podem denunciar locais que representam risco por serem possíveis focos do mosquito da dengue, como água parada em depósitos artificiais, por exemplo.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

As denúncias de possíveis focos são averiguadas por meio de fiscalizações de campo. Se comprovado o risco, o proprietário do local é notificado para que tome as devidas providências para solucionar a questão.

Veja como denunciar

Entre em contato com a Secretaria de Saúde por meio da Ouvidoria pelos canais:
Telefone: 0800-6420136
Whatsapp: (47) 2106-8450
E-mail: [email protected]
Ouvidoria do SUS: Clique Aqui
App Jaraguá na Mão: Solicitação de Serviços

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Luana Maia

Acadêmica de Jornalismo e redatora de cotidiano e entretenimento.