Com show nacional, Jogos da Terceira Idade devem reunir 600 participantes em Jaraguá do Sul

Foto: Divulgação PMJS

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

20/07/2022 - 09:07 - Atualizada em: 20/07/2022 - 09:14

Uma cerimônia com show nacional do cantor Silvio Brito, agendada para essa sexta-feira (22), no Centro de Convivência Arnoldo Leonardo Schmitt, marca a abertura da 21ª dos Jogos Integrativos da Terceira Idade (JITI). Os jogos são promovidos pela Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio das Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Secretaria de Assistência Social e do Centro de Convivência.

A competição tem por objetivo oportunizar intercâmbio sociocultural e esportivo, incentivar princípios de união, superação e companheirismo, proporcionar a participação dos idosos em atividades de lazer e que incentive a manutenção das modalidades que fazem parte da cultura local.

Nesta edição dos jogos integrativos da terceira idade participarão aproximadamente 600 idosos dos grupos constituídos no município, disputando as modalidades de bocha (masculina e feminina), bolão (masculino e feminino), canastra (masculina e feminina), dominó (masculino e feminino), doopelkopf (masculino), general (masculino e feminino), truco (masculino e feminino) e tiro (masculino e feminino).

A abertura dos JITI 2022 acontecerá às 14h20, no Centro de Convivência Arnoldo Leonardo Schmitt, junto ao Pavilhão C do Parque Municipal de Eventos Ademar Frederico Duwe, local onde acontecerão a maioria das competições até o dia 28 de outubro, quando será feita a premiação final dos jogos. As únicas modalidades que terão suas disputas em outros locais são bolão e tiro esportivo, que acontecem na Sociedade Alvorada.

Show em homenagem aos idosos

O show nacional do cantor Silvio Brito é considerado pelo prefeito Jair Franzner um presente para os idosos de Jaraguá do Sul nas comemorações do aniversário do município. “É uma forma de reconhecer e agradecer por tudo o que eles já fizeram por Jaraguá do Sul” resumiu Franzner, convidando todos os idosos, mesmo aqueles que não estarão competindo nos JITI a prestigiarem a programação dessa sexta-feira (23).

Silvio Brito

Nascido em Minas Gerais, aos 12 anos, Silvio Brito aprendeu a tocar piano, trombone, saxofone e violão. Em 1974, lançou o LP “O Cabeludo Chegou”, onde esperava-se que a faixa-título fizesse sucesso, entretanto, “Tá Todo Mundo Louco” foi o single, lançado no Programa Silvio Santos. No mesmo ano, ganhou o troféu Buzina do Chacrinha de cantor revelação e no ano seguinte, já era conhecido em todo o Brasil.

Foto: Divulgação PMJS

De lá até o fim dos anos 1980 foram muitos discos e inúmeras vezes nas paradas de sucesso de todo o Brasil. Sílvio Brito também dedicou-se à música religiosa, produzindo e arranjando diversos discos do Padre Zezinho, de quem é amigo pessoal. Também compôs e gravou várias canções mensagens e com motivos religiosos que fizeram sucesso como Terra dos meus sonhos, Uma luz e a regravação de Utopia, de Padre Zezinho. Atualmente, se divide entre espetáculos e participação em programas de rádio e de tevê.