Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Com fim do ciclone, tendência é de melhora no clima em Jaraguá do Sul no sábado

Foto: Fábio Junkes/OCP News

Por: Claudio Costa

10/08/2022 - 15:08 - Atualizada em: 10/08/2022 - 18:50

C om a chegada do ciclone extratropical nesta quarta-feira (10) à região, Jaraguá do Sul registrou 147 milímetros de chuva nas últimas 24 horas. Os dados da Defesa Civil de Santa Catarina divulgados por volta das 14h apontavam que choveu 200 mm em Schroeder (o maior volume registrado no período no Estado) e 143 mm em Corupá.

Em Jaraguá do Sul, foram registrados alagamentos nos bairros Ilha da Figueira, com a interdição da Via Verde, Vila Chartres, João Pessoa, Rio Cerro I, Nereu Ramos. Na região, um deslizamento na SC-108, em Guaramirim, interditou completamente a rodovia.

O coordenador regional da Defesa Civil de Santa Catarina, Osvaldo Gonçalves, afirma que o grande volume de chuva na região já era esperado. A previsão da atuação do ciclone extratropical na região Norte do Estado já estava previsto pelo meteorologia.

“Essa situação só comprovou a previsão feita há dois dias pela Defesa Civil. Com 48 horas de antecedência, nós apontamos a chegada do ciclone e que ocorreria um volume significativo de chuva. Ainda não chegamos nos 250 milímetros previstos, mas ultrapassamos 200 mm ”, explica, ao ressaltar que os ventos ficaram entre 80 e 100km/h, mas ocorreram em regiões pontuais.

A tendência é que ocorra uma queda brusca de temperatura com o fim da atuação da ciclone. A previsão é de ocorrer uma melhora no tempo apenas no sábado (13).

“No fim de semana devemos ter um tempo estável. O ciclone começa a perder força no início da noite e já está se dissipando em alto mar. Mas a gente deve ficar com um resquício com alguns chuviscos na quinta e na sexta”, destaca.

Gonçalves destaca que a bacia hidrográfica da região tem uma capacidade de vazão grande. Apesar dos alagamentos, a tendência é que ocorra uma diminuição do nível dos rios.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Claudio Costa

Jornalista pós-graduado em investigação criminal e psicologia forense, perícia criminal, marketing digital, em inteligência artificial e pós-graduando em gestão de equipes.