Colégio Satc é campeão estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica

Por: OCP News Criciúma

28/08/2022 - 16:08 - Atualizada em: 28/08/2022 - 16:30

Técnica, criatividade e muito empenho marcaram a participação de alunos dos Ensinos Fundamental e Médio na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica, que ocorreu nesse sábado (27) em Criciúma.

O grande campeão estadual foi o Colégio Satc, conquistando o 1º lugar nos dois níveis da competição, onde serão os representantes de Santa Catarina para a disputa Nacional em São Bernardo do Campo, em outubro.

No nível 1, os vencedores foram Marcos Vinícius Borges, Arthur Mafra da Silva e Artur Lucio Savi, que é estudante da Escola Municipal Hercílio Amante e faz parte do clube de robótica oferecido pela prefeitura municipal em parceria com a Satc.

“Além desse 1º lugar, completamos o pódio com a 2ª e 3ª colocação com os nossos alunos da Satc e para nós isso é a concretização do trabalho de sala de aula. É uma alegria imensa os ver comemorando o resultado e ainda mais, ver o emprenho desses estudantes em uma competição”, destacou o professor de Tecnologias Aplicadas do Colégio Satc, Guilherme Cardoso Cruz.

Já no nível 2, que contempla alunos do Ensino Médio, foi uma conquista e tanto para os três adolescentes da equipe de garagem do Colégio Satc, Vitor Muneretto, Mateus Carminatti e Gabriel Corrêa.

“Nos preparamos 100 dias antes da competição, trabalhamos muito neste dia de OBR, tivemos muito problemas, mas conseguimos superar as dificuldades e conseguimos conquistar esse resultado incrível. Agora queremos colocar Criciúma, Santa Catarina no topo do Nacional”, ressaltou o aluno e campeão, Vitor Muneretto.

Completando o pódio desse nível, a Escola S ficou com a 2ª colocação e o 3º lugar foi também do Colégio Satc.

Prova exigiu dedicação

A Olimpíada Brasileira de Robótica é desenvolvida em duas modalidades, prática e teórica, exercitando conhecimentos dos estudantes. O objetivo da competição é estimular os jovens a unirem os saberes da ciência e tecnologia, promovendo o pensamento lógico.

Os conhecimentos em robótica, programação e inteligência artificial foram determinantes para a conquista da 1ª colocação das duas equipes.

“Tivemos a melhor colocação do dia, conquistando 325 pontos e garantindo a classificação para a próxima etapa. Não esperamos esse resultado, pois todas as equipes estavam muito bem”, destacou o aluno e campeão, Marcos Vinícius Borges.

Na etapa realiza em Criciúma, 14 equipes competiram em alto nível para realizarem o desafio de colocarem na pista um robô autônomo seguidor de linha, que pudesse identificar falhas no caminho, reencontrar o trecho e salvar vítimas. Liderados pelo coordenador Joao Mota, acadêmicos do curso de Engenharia Mecatrônica fizeram parte doS grupos de juízes, tendo apoio do Centro Universitário Satc (UniSat).

“O evento envolveu bastante os alunos, eles se divertiram tanto que parece que ano que vem querem repetir aqui na nossa escola novamente. As etapas estavam difíceis, as pistas não eram simples e os alunos foram superando as dificuldades, trabalhando muito duro para conseguirem bons resultados”, contou a organizadora do evento, Andreia Mariot Scarduelli.

Agora, os grupos vencedores se preparam para a disputa da etapa nacional, que será realizada de 17 a 22 de outubro, em São Bernardo do Campo (SP).