As matrículas do Colégio Marista para o ano de 2024, em Jaraguá do Sul, estão abertas e seguem até janeiro do próximo ano. A escola, que visa a educação com excelência pautada nos valores solidários, desenvolve os estudantes de forma integral, com objetivo de contemplar os aspectos emocionais, intelectuais, espirituais e sociais.
Com vagas que vão do berçário, ensino fundamental ao ensino médio, os estudantes são estimulados a descobrir um mundo de possibilidades, com espaços que propiciam a retenção do conhecimento. Os professores especializados, atuam como mentores que estimulam as crianças a não apenas procurarem as respostas certas, mas tambem aprender a fazer perguntas que guiam o aprendizado contínuo.
Entre as vantagens para quem escolhe o Marista, está a localização. A escola está situada no coração da cidade e oferece fácil acesso, junto a um ambiente seguro e acolhedor para todas as idades.
De acordo com o diretor Luciano Petry, tanto para alunos que ingressam na educação infantil, como em outros anos, a acolhida é o ponto de partida para quem está chegando no Colégio Marista.
“Nossa equipe pedagógica é preparada para acolher e receber crianças e jovens de todas as idades. Cada estudante é acompanhado individualmente na sua trajetória, para que seu desenvolvimento seja o melhor possível dentro do seu projeto de vida”.
Além do ensino regular, o colégio oferece o Marista Idiomas, que tem metodologia própria e utiliza a língua inglesa como base para atividades divertidas. Dessa forma, os alunos podem contar com aulas de educação financeira, ateliês de arte, música e culinária, além de projetos que estimulam o empreendedorismo. Tudo isso é ministrado em inglês, convidando o estudante a dar vida às suas melhores ideias em outro idioma.
Segundo a instituição, se a opção for pelo Período Integral, desde a Educação Infantil até o 8º ano do Ensino Fundamental, as crianças contam com atendimento personalizado e focado em suas potencialidades. Há momentos de aprendizado e realização de tarefas e também brincadeiras, esportes e atividades lúdicas, que tornam o dia mais leve.
Dentre os métodos e materiais didáticos oferecidos pela escola, os estudantes do Marista também desenvolvem as habilidades a partir do contato com a natureza em um ambiente arborizado, sem abrir mão da tecnologia, e, claro, uns com os outros.
Outro aspecto que merece destaque é a formação integral do Colégio Marista, ela contribui para que o aluno se torne um cidadão global, e capaz de atuar em um mundo em constante mudança. O espaço alia o conhecimento científico com os valores como ética e solidariedade, esses preceitos são ferramentas que contribuem para o exercício da cidadania de forma plena, contribuindo para um mundo melhor.
Como parte da formação, dois projetos auxiliam os estudantes a identificar seus pontos fortes como alunos e futuros profissionais: o Projeto Interioridade e o Projeto de Vida.
O Projeto Interioridade estimula o autoconhecimento, essa identificação pessoal permite ao aluno se conhecer melhor, e, consequentemente, saber qual é seu perfil. Já o Projeto de Vida, apoia o jovem a traçar um plano pessoal e profissional na busca de identificar oportunidades de crescimento como um todo.
FOTO: divulgação
No Colégio Marista a participação das famílias é parte importante do processo de aprendizagem. ‘As famílias Maristas’, termo usado pela instituição para se referir aos pais e responsáveis, têm um papel essencial no dia a dia dos educandos.
Segundo a organização, muitos são ex-alunos e fazem parte da comunidade escolar. Para o Marista, a educação de jovens e crianças tem muito a ganhar quando família e escola andam juntas, pois elas estimulam o desenvolvimento e atuam para reforçar pontos específicos de cada estudante. Para a escola ter um olhar individual para cada aluno é algo que diferencia a metodologia Marista e beneficia cada um dos estudantes.
Nesse espaço, onde o conhecimento também se dá por meio da troca de saberes, a parceria entre a família e a escola é fortalecida nas relações do cotidiano escolar. O empenho da instituição é desenvolver de forma integral os estudantes, e contribuir para construção do conhecimento e do seu protagonismo, para isso as famílias precisam estar envolvidas.
As amostras de trabalhos são um exemplo disso: apresentações de projetos, agenda digital e eventos culturais são formas dos pais estarem acompanhando a evolução de seus filhos, além dos atendimentos sobre a aprendizagem da criança realizados com às famílias pela equipe pedagógica.
No Colégio Marista, o professor atua como orientador do desenvolvimento dos estudantes. Os projetos multidisciplinares criados mostram como o conhecimento está em diferentes áreas e interliga tanto o mundo das ciências como o das artes, por exemplo. Nesse sentido, cabe aos professores conduzirem as questões e a busca pelo conhecimento que fará parte do repertório de cada aluno.
“Assim como a histórica Jaraguá do Sul, o Colégio Marista se baseia em alicerces sólidos para poder inovar e evoluir, trazendo métodos sempre atuais para os pequenos cidadãos”, comenta Petry.
A história do Colégio Marista está ligada à da cidade, pois desde 1940 dedica-se à formação integral de crianças e adolescentes. A presença Marista na região começou com uma Escola Paroquial no centro da cidade, evoluiu para um internato e hoje sua ampla estrutura é uma referência para as milhares de famílias que por ali passaram e continuam até hoje, perpetuando a cultura local por meio de valores sólidos, cidadania e solidariedade.