Cidade paulista terá ônibus de graça para todos a partir de novembro

Foto: Banco de imagens/Pexels

Por: Elisângela Pezzutti

28/10/2023 - 17:10 - Atualizada em: 28/10/2023 - 17:41

A partir do dia 1º de novembro, a cidade de São Caetano do Sul, na região do ABC Paulista, terá passe-livre para todas as pessoas nos ônibus operados por uma das duas empresas que prestam o serviço de transporte coletivo no município. A decisão foi aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores e custará R$ 2,9 milhões aos cofres públicos.

O projeto de lei que implanta a tarifa zero foi iniciativa do próprio prefeito, Auricchio Júnior (PSDB), e será válido apenas para os veículos operados pela Viação Padre Eustáquio (Vipe), que deverá adquirir sete novos veículos para sua frota, aumentando a capacidade do passe livre.

“Uma reivindicação constante da população tem sido a diminuição da tarifa de transporte com garantia de qualidade, especialmente para trabalhadores, população mais pobre, estudantes e idosos”, cita o texto da ordem do dia da Câmara.

Hoje, a tarifa de ônibus local custa R$ 5 e a cidade tem 48 coletivos distribuídos em dez linhas.

Com a gratuidade, a prefeitura acredita que a demanda por transporte deverá crescer 50%, levando a uma melhora do trânsito e reduzindo a poluição.

Entre os resultados esperados pela prefeitura também estão a melhora do comércio local e o aumento do número de pessoas circulando pela cidade.

*Com informações da CNN