Mais um avanço para a obra do alargamento da Meia Praia, em Itapema. Nesta quarta-feira (08), o prefeito de Itapema, Alexandre Xepa, reuniu-se com o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello. Durante o encontro, o governador anunciou vários investimentos para a cidade, entre eles, R$ 30 milhões para o engordamento da praia, um dos projetos mais esperados e que certamente trará ainda mais infraestrutura e qualidade para a orla.
Em vídeo compartilhado nas redes sociais, além de garantir a destinação do recurso para a obra, o governador assegurou que acompanhará de perto o trâmite do licenciamento ambiental junto ao IMA, o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina. O projeto já obteve a Licença Ambiental Prévia (LAP), a primeira e mais complexa das três licenças necessárias para a obra. No entanto, o IMA solicitou estudos e documentos complementares, que estão na fase final de elaboração, para dar seguimento ao processo.

Foto: Divulgação/PMI
O projeto de engordamento da faixa de areia deve dobrar o tamanho da faixa de areia da Meia Praia. Além disso, Itapema prepara uma grande mudança em toda a orla. Uma das principais propostas é a construção de uma avenida que ligará Meia Praia ao Centro da cidade, uma nova beira-mar que deve trazer benefícios como a melhoria da mobilidade, desafogando as ruas principais.
Atualmente, a Nereu Ramos e a 2ª Avenida concentram o maior fluxo de veículos. Com a requalificação do balneário, além de uma nova via à beira-mar para distribuir o movimento, as cerca de 50 ruas transversais em 5 km da Meia Praia passarão a funcionar como acesso de veículos à orla, reduzindo a concentração nas pistas principais, e melhorando a mobilidade da cidade.

Foto: Divulgação/PMI
A requalificação da praia prevê também a ampliação e fortalecimento do setor de bares, restaurantes, comércio e serviços, o que deve atrair mais investimentos e a instalação de novas operações, impactando diretamente no aumento da procura das salas comerciais de frente para a praia e em uma valorização ainda maior dos empreendimentos imobiliários frente mar.
A transformação da Meia Praia passa ainda pela instalação de novos equipamentos para promover a inclusão, oferecendo opções de lazer, espaços para atividades físicas, áreas de contemplação, esportes, cultura e sociabilidade, além de nova iluminação e acessibilidade. A intenção é aprimorar a experiência de moradores e visitantes e consolidar Itapema como um destino turístico inovador e inclusivo.