Ciclone extratropical provoca temporais isolados entre a tarde e noite desta terça-feira

Foto: OCP News Criciúma

Por: OCP News Criciúma

30/01/2024 - 08:01 - Atualizada em: 30/01/2024 - 08:04

A disponibilidade de umidade gerada por um ciclone extratropical em alto mar, combinada ao aquecimento e instabilidades atmosféricas, voltam a favorecer o desenvolvimento de pancadas de chuva e temporais isolados entre a tarde e a noite desta terça-feira no leste catarinense.

O risco é moderado para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas e deslizamentos pontuais nas áreas entre o Litoral Sul, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte. Nos planaltos, o risco é baixo e nas demais áreas não há risco para ocorrências meteorológicas.

A Defesa Civil ressalta que essa condição de abafamento e temporais a partir do meio/final da tarde e início da noite é típica do verão e esta mudança ocorre rapidamente.

Por isso, em caso de chuvas intensas nunca transite em áreas alagadas, pois apresentam um risco elevado. Atenção especial também com crianças em áreas próximas a rios e ribeirões, pois o risco de enxurrada aumenta nestes períodos. Em caso de ocorrências, ligue para a Defesa Civil Municipal através do número 199, ou Corpo de Bombeiros no 193.