Nesta quarta-feira, a formação de um ciclone extratropical, aliado ao avanço de uma frente fria, reforça as chuvas em Santa Catarina, lembra a Defesa Civil de SC.
No decorrer do dia, as chuvas continuam persistentes nas regiões entre o centro e o leste do estado, com volumes expressivos em áreas entre o Planalto Sul, Grande Florianópolis e Litoral Sul.
No Litoral Sul, os acumulados de chuva variam entre 50 e 75 mm na maioria das áreas, mas podendo chegar aos 100 mm nas áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul.
O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas às chuvas,como alagamentos, deslizamentos e enxurradas.
Ventos fortes
Já entra esta quarta e quinta-feira, a formação do ciclone extratropical provoca também ventos intensos de quadrante oeste em todo o estado. Durante a quarta, os ventos intensificam primeiro no Grande Oeste, seguido das áreas centrais.
Entre a madrugada e no decorrer da quinta, os ventos intensificam nos planaltos e litoral do estado.
Durante o período, o vento médio sopra entre 20 e 40 km/h nas áreas em amarelo, com rajadas entre 60 e 90 km/h. Nas áreas em laranja, o vento médio pode chegar a 50 km/h e, pontualmente, as rajadas superam 100 km/h no decorrer da quinta, com alerta máximo para a região Sul catarinense.
Mar grosso e risco de ressaca
A Defesa Civil de Santa Catarina também alerta para mar grosso e risco de ressaca a partir de quinta e sexta-feira, com atenção especial para o Litoral Sul, que aponta como sendo de risco muito alto.