A probabilidade de o fenômeno El Niño provocar ocorrências de forte intensidade nos próximos três meses é considerada alta pelos principais meteorologistas do estado, que participaram na semana passada do 244º Fórum Climático Catarinense.
O monitoramento da temperatura da superfície do mar no Pacífico Equatorial mostra que as águas seguem aquecidas e devem continuar atuando nos próximos meses. As projeções reforçam o cenário de intensificação contínua do El Niño ao longo do segundo semestre.
A probabilidade é de 81% de chance de alcançar intensidade muito forte entre os meses de outubro e novembro. Além disso, já é possível prever que o El Niño se mantenha ativo, pelo menos, até o outono de 2027.
Normalmente os meses de inverno são menos chuvosos em Santa Catarina, no entanto, em 2026, com a atuação do fenômeno isso vem sendo diferente. No último mês já foi registrado um aumento significativo na frequência dos sistemas meteorológicos que trazem chuva para a região, totalizando volumes acima do esperado para a época.
Com a intensificação do El Niño, a tendência é que o restante do inverno continue sendo chuvoso, padrão que exige uma atenção ainda maior durante a primavera. Isso porque os meses de setembro e, principalmente, outubro, naturalmente começam a apresentar maiores volumes de chuva e tempestades intensas.
Assim, todo o trimestre de agosto, setembro e outubro, tende a apresentar volumes de chuva acima da média climatológica e, como consequência, há um aumento da probabilidade de impactos já comuns nesta época, sobretudo vendavais, enxurradas, inundações e deslizamentos.
É importante destacar que, além das chuvas acima da média para o trimestre, os temporais típicos da primavera começaram com antecedência, e devem continuar acontecendo até o fim do inverno. Isso ocorre porque o El Niño favorece uma atmosfera mais quente e úmida, criando um ambiente mais propício ao desenvolvimento de tempestades, que podem vir acompanhadas de chuva intensa, granizo e rajadas fortes de vento.
Em relação às temperaturas, o trimestre deve ser marcado por temperaturas acima da média climatológica e um final de inverno mais ameno. Não se descartam episódios de frio, porém devem ser mais curtos e com menor intensidade em relação ao início da estação.
Alertas da Proteção e Defesa Civil
- Em casos de chuva persistente, com altos volumes, evite o contato com as águas e não transite em locais alagados, pontes e pontilhões submersos.
- Cuidado com crianças próximas a rios e ribeirões. Em casos de movimentos de massa, atente-se à inclinação de postes e árvores, a qualquer movimento de terra ou rochas próximo à sua residência e ao aparecimento de rachaduras em muros e paredes.
- Durante temporais com raios, rajadas de vento e granizo, busque local abrigado, longe de árvores, placas e de outros objetos que possam ser arremessados.
- Em casa, busque ficar no cômodo central ou no banheiro, já que geralmente são de alvenaria e as janelas são menores. Se estiver na praia, jamais fique na água.