Chuva persistente pode causar alagamentos em Joinville nesta semana

Foto: Defesa Civil de Joinville

Por: Luana Maia

08/07/2024 - 14:07 - Atualizada em: 08/07/2024 - 14:47

A Defesa Civil de Joinville está monitorando a previsão meteorológica que indica chuva persistente no decorrer desta semana. Até o momento, os sistemas apontam um risco maior para ocorrências relacionadas a pontos de alagamento e deslizamento de terra para quinta e sexta-feira (11 e 12/7).

Até o fim da semana, o acumulado de chuva pode chegar a 100 milímetros. Essa condição climática é causada pela passagem de uma frente fria, que é um sistema que traz chuva, pelo estado.

A Defesa Civil orienta que as pessoas que moram em áreas propícias a alagamentos fiquem atentas aos alertas emitidos pela Defesa Civil Estadual. Para receber os avisos gratuitamente basta enviar o CEP da sua residência para o número 40199. O serviço é administrado pela Defesa Civil Estadual.

O alerta para essas ocorrências se estende até a noite de sexta-feira (12/7). Em caso de alagamento, a orientação é evitar trafegar nesses pontos e ter atenção redobrada próximo de pontes, pois a correnteza aumenta nesses períodos. Já os sinais que indicam deslizamento de terra são inclinação de árvores e postes, rachaduras em paredes e água barrenta escorrendo do morro.

Com relação à maré alta, os horários de pico são nesta segunda por volta das 17h45 (1,9 metro); terça às 18h20 (1,9 metro) e quarta-feira, às 19h (1,7 metro).

A Defesa Civil de Joinville pode ser acionada pelo número 199 e os Bombeiros Voluntários pelo 193.

Notícias no celular

Whatsapp