Chuva já chegou e Defesa Civil alerta para acumulados que podem chegar a 200 mm no Litoral Sul

Foto: OCP News Criciúma

Por: OCP News Criciúma

28/11/2023 - 08:11 - Atualizada em: 28/11/2023 - 08:16

A Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina e a Epagri/Ciram emitiram Nota Hidrometeorológica para informar as condições até quarta-feira (29).

A partir do final da noite desta segunda-feira (27) e madrugada de terça-feira (28), a chuva ganhou força nas áreas do centro-leste do estado, em especial nas áreas da Grande Florianópolis, Litoral Sul, Planalto Sul e Vale do Itajaí.

O risco é alto para ocorrências associadas aos temporais e chuva intensa, como alagamentos, enxurradas e deslizamentos. Os temporais também podem provocar danos à rede elétrica, destelhamentos, queda de galhos e árvores. A chuva persiste até às primeiras horas do dia na quarta-feira (29).

Os acumulados de precipitação no período podem somar valores médios entre 120 e 200 mm nas áreas entre o Litoral Sul, Grande Florianópolis, serra do Planalto Sul e as áreas ao sul do Médio e Baixo Vale do Itajaí. Entre o Planalto Sul e Alto Vale, os acumulados somam de 70 a 130 mm. Nas demais regiões, entre o Grande Oeste e norte de Santa Catarina, os valores acumulam apenas entre 20 e 40 mm.

Devido à previsão de chuva intensa, que pode ocorrer em curto período de tempo, o risco é ALTO para ocorrência de inundações, e MUITO ALTO para alagamentos e enxurradas nas bacias hidrográficas das regiões da Grande Florianópolis, Médio e Baixo Vale do Itajaí e Litoral Sul, principalmente as áreas próximas à Serra, onde o tempo de resposta dos rios é rápida, ou seja, apresentam elevação brusca.

É fundamental acompanhar de perto os alertas e recomendações das Defesas Civis municipais para tomar medidas preventivas e de segurança.

Fotos: Defesa Civil

 

 

 

 

Fonte: Defesa Civil de Santa Catarina