Chuva e frio continuam ao longo desta semana em Santa Catarina

Foto: Fábio Junkes

Por: Elisângela Pezzutti

10/07/2024 - 07:07 - Atualizada em: 10/07/2024 - 13:18

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

A formação de um novo sistema de baixa pressão que chegou à costa catarinense nesta terça-feira (9) deixa o clima chuvoso e gelado ao longo da semana. Entre os Planaltos e o Litoral, o risco para ocorrências será de baixo a moderado, com chuva persistente até pelo menos o final desta quarta-feira (10). A informação é da equipe de monitoramento da Defesa Civil do Estado.

Ainda de acordo com o órgão, além da chuva, a semana será marcada pela baixa amplitude térmica, resultando em uma sensação de frio intenso em toda Santa Catarina. “As temperaturas máximas não devem ultrapassar os 15°C na maior parte das regiões e 10°C na Serra. Esse cenário eleva o risco para desconforto térmico, agravamento de doenças cardiorrespiratórias, vasculares e hipotermia”, afirma a equipe de monitoramento.

Nos próximos dias, as temperaturas máximas não devem ultrapassar os 15°C na maior parte das regiões e 10°C na Serra | Foto: Fábio Junkes

Risco de alagamentos e enxurradas

As regiões litorâneas, Médio Vale, Planaltos e Alto Vale do Itajaí poderão enfrentar alagamentos e enxurradas pontuais, especialmente nas áreas de encosta. Os acumulados de chuva previstos variam entre 60 e 80mm, podendo chegar a 100mm em áreas específicas destacadas em amarelo no mapa abaixo. As áreas em verde também devem receber volumes significativos de chuva, variando entre 30 e 60mm.

Imagem: Defesa Civil/SC

Avisos e Alertas

A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC) reitera a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins devido às constantes atualizações da previsão do tempo.

Recomendações importantes

  • Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas locais nas redes oficiais da SDC;
  • Não trafegue em áreas sujeitas a alagamentos;
  • Não transite em pontes ou pontilhões submersos;
  • Cuidado redobrado com crianças próximas a rios ou ribeirões;
  • Reforce a segurança em telhados e estruturas que possam ser afetadas por ventos fortes;
  • Evite atividades ao ar livre durante temporais e busque local abrigado;
  • Fique atento à inclinação de postes e árvores;
  • Fique atento aos movimentos de terra ou rochas próximas a sua residência;
  • Fique atento a rachaduras em muros e paredes.

Auxílio à população vulnerável em Jaraguá do Sul e Guaramirim

A gerente de Proteção Social Especial de Média Complexidade da Secretaria de Assistência Social e Habitação de Jaraguá do Sul, Jussana Beatriz Lunelli Buzzi, informa que, a exemplo de anos anteriores, foi posto em prática o Plano de Ação Frio Intenso, que iniciou em 17 de maio e vai até 30 de agosto. O objetivo é oferecer acolhimento às pessoas em situação de rua por meio da oferta de pernoites na Casa de Passagem, localizada no Bairro Chico de Paulo, e no Centro de Referência de Assistência Social (Creas), no Bairro Nova Brasília.

“Neste período, é intensificada a busca ativa de pessoas em situação de rua e, caso haja algum evento climático extremo, nada impede que o plano de ação seja ampliado. Até agora, já foram 693 pernoites”, informa a gerente.

Neste período, a Secretaria de Assistência Social e Habitação de Jaraguá do Sul intensifica a busca ativa de pessoas em situação de rua para oferecer acolhida | Foto: Fábio Junkes

Em Guaramirim, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação tem parceria com entidades não governamentais que oferecem acolhida, alimentação, roupas e cobertores recebidos pela campanha do agasalho que é realizada anualmente no município. “Com relação às pessoas em situação de rua, elas são encaminhadas a entidades para receber apoio nesse período”, informa a secretária Graziela Boita.

As entidades são a Associação Fome de Amor (acolhida, alimentação e roupas), Ação Social (roupas e cobertores), Igreja Farol (roupas), Igreja Senhor Bom Jesus (roupas), Igreja Nossa Senhora Aparecida (roupas).

Com a chuva, a sensação térmica de frio é ainda maior | Foto: Fábio Junkes

Cuidados para proteger a saúde em dias frios

Com a queda nas temperaturas, além de se agasalhar adequadamente, é necessário ter alguns cuidados para evitar problemas de saúde que são mais comuns no inverno. Confira!

  • Não deixe de beber água: é bastante comum esquecermos de tomar água com frequência nos dias gelados. Para manter o calor do corpo, os poros ficam fechados e nós transpiramos menos, o que dá a falsa sensação de que precisamos de menos água. Além disso, em dias com ar seco ocorre o ressecamento da pele e das mucosas, o que pode agravar quadros de alergia e doenças respiratórias. Por isso, manter a hidratação em dia é fundamental. Um adulto precisa tomar cerca de 2 litros de água por dia.
  • Evite tomar banhos quentes demorados: tomar banho muito quente é ruim porque a água quente remove a camada protetora e altera o pH e a microbiota natural da pele, deixando-a mais ressecada, com aspecto craquelado, causando descamações e aumentando o risco de coceiras e alergias.
  • Continue usando o protetor solar: engana-se quem acredita que o protetor solar é dispensável nos dias frios e nublados. Cerca de 80% dos raios UV passam pelas nuvens e os riscos de danos à pele continuam existindo. Além disso, a exposição diária às luzes e lâmpadas também são danosas para as células do tecido da pele. Portanto, o protetor solar deve ser aplicado diariamente. Ele é fundamental para manter a saúde da pele e prevenir contra o câncer de pele. O FPS deve ser de pelo menos 30 e o produto deve ser reaplicado normalmente a cada duas horas.
  • Evite ambientes pouco ventilados: no inverno, ocorre uma alta nos casos de doenças respiratórias como gripe, resfriado e Covid-19. Isso acontece porque no frio as pessoas tendem a ficar em ambientes mais fechados, o que resulta em maior aglomeração e menos circulação de ar, aumentando muito o risco de disseminação de vírus caso alguém esteja infectado.
  • Cuidados para evitar crises alérgicas: o tempo frio e seco favorece a ocorrência de alergias respiratórias como a rinite alérgica. Com as quedas bruscas de temperatura, é comum que as pessoas busquem casacos que estavam há muito tempo guardados no armário, o que faz muito mal para os alérgicos devido à quantidade acumulada de ácaros. Para evitar as crises, a recomendação é beber bastante água, fazer lavagens nasais com soro fisiológico, manter os ambientes limpos e arejados, evitar objetos que acumulam pó – como tapetes, cortinas e carpetes – e, se possível, fazer a limpeza de casa com pano úmido e aspirador de pó em vez de vassoura.
  • Cuidados com o ouvido para evitar otites: um problema que também é mais frequente no frio são as otites, infecções de ouvido que podem causar dor e febre. No inverno, a mais comum é a otite média aguda, que é a inflamação da orelha média, onde está o tímpano. Ela é causada por bactérias ou vírus e frequentemente ocorre após gripes e resfriados. O problema é mais frequente em crianças devido à anatomia do ouvido, mas também pode atingir adultos. Para se prevenir, a dica é secar os ouvidos após o banho com a ponta da toalha, sem esfregar; não usar hastes flexíveis (cotonetes) nem outros objetos dentro do ouvido; e para quem tem otite com frequência, utilizar protetores auriculares de silicone.

    Temperatura nesta terça-feira (9) ficou em torno dos 13ºC em Jaraguá do Sul e região| Foto: Fábio Junkes

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.