Choveu 71 mm em Florianópolis somente nas últimas 12 horas

Reprodução Monitoramento SC

Por: OCP News Florianópolis

17/11/2023 - 12:11 - Atualizada em: 17/11/2023 - 12:46

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Defesa Civil, informa que 71 mm de chuva atingiram a Capital nas últimas 12 horas. Se forem consideradas as últimas 24 horas, a precipitação chega aos 93 mm. As condições climatológicas devem se manter até o início da tarde deste sábado e a administração municipal continuará monitorando todas as previsões.

Os bairros mais afetados até o momento são Rio Vermelho, Campeche, Ingleses e Rio Tavares, mas há registros de ruas alagadas em diversas regiões da cidade. Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, é esperado que até sábado, 18 de novembro, o volume de chuva fique entre 100 e 150 mm na região da Grande Florianópolis.

O acumulado do mês de novembro chega a 246 mm e já supera a média histórica de 129 mm dos últimos 30 anos. Há registro de dois serviços essenciais com alteração no funcionamento: o CS Monte Serrat foi fechado e o NEIM Sueli Gadotti, nos Ingleses, está com restrição no atendimento. Até o momento, foram computados três desabamentos: um na Serrinha, um na Agronômica e um no Centro. Além disso, uma queda de árvore sobre uma residência na Costa da Lagoa e oito pessoas desalojadas também foram registradas.

A Secretaria de Assistência Social está com abrigos emergenciais preparados para receber possíveis desabrigados, vítimas das chuvas. Em caso de deslizamento na Capital, os afetados podem se dirigir a Fundação Catarinense de Assistência Social – FUCAS, ao Neim Anísio Teixeira, ao Centro Comunitário Fazenda Rio Tavares ou à EBM Herondina Medeiros Zeferino. Juntos, os locais estão disponibilizando 200 vagas.

Maquinários, como hidrojatos, caminhões e escavadeiras, estão circulando pelas ruas com problemas de alagamento. A administração municipal reforça mais uma vez que a população deve ter atenção redobrada nas áreas de encosta, que têm a possibilidade de ficar com o solo mais encharcado e também com as ruas alagadas.