Cristiano Carrador
Presidente da Associação Catarinense de Jornais (ACJ)
Da invenção da imprensa, no século XV, por Johann Gutenberg, ao atual momento com a inteligência artificial, o jornalismo impresso foi e continua a ser essencial. Na era da lamentável disseminação de notícias falsas, os jornais físicos seguem atuais e relevantes. Informações do seu bairro, da sua cidade, estado, país e mundo são veiculadas com uma velocidade jamais vista, quase que instantaneamente, mas é no jornal do dia seguinte, no bom jornalismo, que as pessoas sensatas conferem a veracidade dos fatos, para formar a sua opinião. É básico para o jornalista, para o colunista, o articulista, ouvir o máximo de pessoas e versões possíveis ao produzir um texto. Tudo tem dois lados. Ou mais!
Somente um exemplar de um jornal impresso é lido por, em média, cinco pessoas. E quem o lê faz com prazer, cem por cento focado por 10, 15, 20 minutos do seu dia. Informa-se com as principais matérias, a capa, preenche as cruzadas, dá uma espiada na previsão do tempo, nas datas comemorativas, nas fotos do túnel do tempo, nas colunas sociais, degusta a opinião dos cronistas que gosta e dos que nem tanto… Não deixa também de observar os editais dos órgãos públicos, a publicidade dos mais diversos segmentos.
Sim, um jornal também é uma empresa e precisa faturar. Gera empregos, renda, movimenta a economia, transforma a vida de milhares de pessoas. A principal missão dos jornais é checar, ouvir, transformar e certificar. É necessário repetir, é o veículo que certifica a informação, imprime, documenta. Conta histórias, auxilia em campanhas assistenciais, denuncia desvios, cobra respostas, elogia as boas ações, critica o que está errado. O jornal também pauta o rádio, a TV, as redes sociais e todas as outras mídias. Informa, forma e transforma!
A Associação Catarinense de Jornais (ACJ) é formada pelos nove grandes impressos diários de Santa Catarina: A Gazeta, São Bento do Sul e região; Correio do Sul, Sombrio e região; Diário do Iguaçu, Chapecó e região; Diário do Sul, Tubarão e região; Diarinho, Itajaí e região; O Município, Brusque e região; Notícias do Dia, Florianópolis e região, O Correio do Povo, Jaraguá do Sul e região e Tribuna de Notícias, Criciúma e região. Juntos cobrimos quase 60% do estado com os impressos e 100% com as nossas plataformas digitais.
Jornais com credibilidade, circulação ininterrupta, CPF´s, CNPJ´s, sedes físicas, profissionais que você conhece e tem acesso real. Neste momento no qual dois de nossos associados, o Diário do Iguaçu, do Grande Oeste, e A Gazeta, de São Bento, completam os seus 28 e 30 anos, respectivamente, faltam palavras para expressar a nossa alegria, felicitar, agradecer. Desde o ano 2000 fala-se que os impressos não durariam mais cinco anos. Passados 25 anos desta “onda” ainda estamos aqui, fortes, relevantes. E crescendo! Parabéns DI, parabéns A Gazeta, palmas e vida longa ao jornalismo de verdade. Pela eternidade…