Quem passa pelas ruas do centro histórico de Florianópolis, o chamado Centro Leste, já começa a notar as diferenças. Antes uma área degradada, abandonada, com prédios em ruínas, a parte que fica entre a Praça Tancredo Neves (TCE, IEE, Alesc) e a Praça XV ganhou vida nova, com paralelepípedos trocados e novas cores no casario. A revitalização proposta pela prefeitura da Capital está em fase final e os sinais são de melhoras.
As ruas Saldanha Marinho, João Pinto e Tiradentes receberam obras que mudaram o visual e deram mais conforto para quem mora e passa. Iniciados em janeiro do ano passado, os trabalhos contam com acompanhamento arqueológico solicitado pelo Instituto do Iphan, por necessitarem de escavações. As obras são executadas pela empresa Pavicon Construções Ltda., num investimento da ordem de R$7,1 milhões.
Já no entorno da Praça XV, a rua Arcipreste Paiva, a última das oito vias a receberem obras de urbanização no Centro Leste de Florianópolis, está em fase final. Desde o dia 18 de março, a via está interditada no trecho ao lado da praça XV de Novembro para a realização dos trabalhos, executados pela Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura.
O secretário de Transportes e Infraestrutura, Rafael Hahne, afirmou que a previsão é cumprir o prazo estabelecido e finalizar esta primeira etapa das obras do Centro Leste em 90 dias.