Centro de Testagem e Aconselhamento promove palestras e testagem rápida

Divulgação/PMJS

Por: Pedro Leal

23/11/2023 - 16:11 - Atualizada em: 23/11/2023 - 17:50

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu no dia 14 de novembro uma ação de testagem rápida para HIV, Sífilis e Hepatite B e C no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA). A iniciativa fez parte das atividades programadas no Núcleo de Educação e Prevenção (NEPRE) pelo colégio, destacando-se pelo compromisso com a saúde e prevenção.

Antecedendo a testagem, nos dias 7 e 9 de novembro foram promovidas palestras relacionadas à prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), visando sensibilizar os alunos sobre a importância de participarem da ação e fazerem os testes rápidos. As palestras foram ministradas pelas psicólogas do serviço em três momentos diferentes, envolvendo um total de 210 alunos e proporcionando amplo alcance e engajamento.

A etapa de testagem rápida, que aconteceu no dia 14 de novembro, apresentou números expressivos. Foram feitos 34 testes no período da manhã e 117 no período da noite, totalizando 151 testes. A ação contou com uma equipe composta por 16 profissionais, distribuídos entre os dois períodos. As responsabilidades deles abrangem desde a recepção dos participantes até a coleta, apoio durante o processo e a entrega de resultados.

Segundo a supervisora do Serviço de Assistência Especializada (SAE) e do CTA, Leníria de Cássia Menel, “a ação vem sendo realizada há alguns anos, demonstrando a cultura de autocuidado presente no colégio e a parceria estabelecida entre saúde e educação, processos que precisam caminhar juntos para uma boa formação”.

Esta iniciativa alinha-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente ao ODS 3 – Saúde e Bem-Estar, ao promover a prevenção e conscientização sobre doenças.

Além disso, destaca-se o compromisso do treinamento com a parceria e a colaboração, refletido no ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação, que busca fortalecer os meios de implementação e revitalizar a Parceria Global para o Desenvolvimento Sustentável. Esta iniciativa exemplar também evidencia como a colaboração entre diferentes setores pode impactar positivamente na saúde e no bem-estar da comunidade escolar.

Para obter mais informações sobre o trabalho feito pelo CTA ou agendar palestras, entre em contato pelos números de telefone/WhatsApp disponíveis: (47) 2106-8327 ou (47) 2106-8323.