Centro de Especialidades Odontológicas de Jaraguá do Sul inicia ação “Prótese Total”

Foto: Divulgação/PMJS

Por: Elisângela Pezzutti

21/03/2023 - 14:03 - Atualizada em: 21/03/2023 - 14:44

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou no último sábado (18) a ação “Prótese Total”, no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Quatro cirurgiões-dentistas da equipe do CEO começaram os atendimentos voltados a pacientes de Jaraguá do Sul que necessitam de reabilitação oral por meio de prótese total em pelo menos um maxilar e/ou prótese total dupla, ou seja, nos dois maxilares.

A demanda por prótese total, conhecida como “dentadura”, geralmente ocorre pela perda precoce dos dentes permanentes por acidentes, traumatismos, extrações, doença periodontal e cárie. Um dos primeiros participantes atendidos no projeto, Acacio Masson, de 85 anos, que hoje mora no Bairro Baependi, lembrou das dificuldades de antigamente quando morava no interior e não havia cirurgião-dentista próximo, o que dificultava muito o tratamento dentário.

Foto: Divulgação/PMJS

“Moro desde 1979 em Jaraguá do Sul, vou fazer 86 anos e ainda trabalho como representante. Este atendimento é muito importante para nós. Que bom que agora temos muito mais facilidade na saúde do que anos atrás”.

Segundo a diretora de Gestão Técnica e Especializada, Fabiana Conrado, esta é a primeira de muitas ações que serão implementadas no CEO. “Nosso objetivo é acelerar os atendimentos nos procedimentos odontológicos especializados e garantir qualidade nos serviços para os usuários de nosso município”, comenta.

Telemonitoramento

O primeiro passo da ação consiste no telemonitoramento para pacientes que estão aguardando em lista de espera. Nesta etapa, a cirurgiã-dentista do Centro de Especialidades Odontológicas liga para o paciente, realiza orientações e o preparo para a consulta, solicita exames complementares – se necessário – e realiza o agendamento da consulta no CEO.

O objetivo da ação é realizar até o fim do primeiro semestre deste ano os atendimentos de pacientes que aguardam pelo procedimento na especialidade de prótese total do CEO, sendo prevista a confecção e entrega de até 360 próteses ao término do projeto (Edital 32/2022/FMS Versão II). Após a conclusão dos atendimentos clínicos, será realizado o contato com o paciente através telemonitoramento para avaliar a qualidade técnica do serviço prestado e a satisfação do paciente.

Edital de Credenciamento

O investimento na estrutura física e a reformulação dos processos de trabalho pela equipe da diretoria de Gestão Técnica, como por exemplo, a mudança na forma de contratação dos laboratórios que fornecem o serviço laboratorial, que a partir de agora funciona no formato de credenciamento, proporcionará um aumento considerável na oferta de serviços. “Até agora já foram credenciados dois laboratórios regionais que atenderão a especialidade, trazendo maior agilidade ao serviço. Nesta primeira fase da ação serão investidos R$ 163.800,00 na parte laboratorial”, enfatiza o secretário de Saúde Alceu Moretti, que esteve presente no lançamento do projeto.

Satisfação do paciente


Acompanhada da filha, dona Maria Dolores Stinghen, 76 anos, esteve no CEO no último sábado para “fazer a dentadura nova”. Moradora do Bairro Boa Vista, ela aguardava por uma nova prótese porque a que estava usando estava fraturada. Após o atendimento, a filha parabenizou toda a equipe pelo atendimento prestado. “Jaraguá do Sul tem muito a comemorar, estou muito feliz por este serviço prestado no SUS”, lembrando a diferença que nota quando viaja para outros lugares que não têm serviços tão bem estruturados como este que acontece em Jaraguá do Sul.

Serviço:

O Centro de Especialidades Odontológicas já funciona na nova sede, localizada na Rua Onélia Horst, 212, Bairro Vila Lenzi. O fluxo de acesso ao CEO dos pacientes que necessitam do dispositivo protético ocorre por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O diagnóstico é realizado pelo cirurgião-dentista e é eminentemente clínico.

Após o tratamento odontológico concluído, caso seja indicada a confecção da prótese total, o profissional requisita o procedimento via sistema informatizado e regulado de pacientes. Após o controle e avaliação dos pedidos de prioridade por parte da diretoria de Gestão Técnica da Secretaria Municipal de Saúde, o paciente é agendado para consulta no CEO.

Notícias no celular

Whatsapp