Centro de Convivência promove Festival Gastronômico de Pratos Natalinos, em Jaraguá do Sul

Foto: Divulgação PMJS

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

11/12/2023 - 15:12 - Atualizada em: 11/12/2023 - 15:27

Uma tarde recheada com delícias da cozinha local e muitas histórias contadas na mesa do café. Foi nesse clima de descontração e emoção, que aconteceu na sexta-feira (8), a primeira edição do “Festival Gastronômico de Pratos Natalinos”, promovido pela Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio do Centro de Convivência Arnoldo Leonardo Schmitt da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação.

Preparados por idosos que frequentam as muitas atividades do Centro de Convivência, os pratos confeccionados precisavam ter alguma relação com o natal. Também era preciso contar as circunstâncias que levaram a escolha do participante por aquele preparo, e por conta disso, vinham à tona muitas lembranças. Algumas engraçadas, outras tristes, mas todas igualmente emocionantes, pois ajudam a contar um pouco da trajetória de vida daquelas pessoas.

Foto: Divulgação PMJS

O empresário paulista Alexandre Caputto que é dono de um restaurante de comida italiana, disse ter vivido uma grande experiência. Ele elogiou a iniciativa e agradeceu aos participantes por lhe proporcionarem tal experiência.

”É surpreendente ver que essa geração que nos ensinou cozinhar continuam fazendo isso. Não é uma tarefa fácil e ainda se sujeitarem a serem testadas, elas (as participantes) são demais”, resumiu.

A também paulista Juliana Nardelli, – que além de estilista é especialista em gastronomia – disse que foi para o evento com uma expectativa alta e saiu satisfeita com o que viu, ouviu e provou. “Elas trazem a experiência pois já fazem isso há muito tempo. Vou repetir muitas dessas receitas que fotografei. Saio daqui inspirada”, resumiu.

Já o Secretário de Assistência Social e Habitação, Terres da Silva, avalia como sendo um momento diferente e surpreendente, que demonstrou que os idosos amam cozinhar e compartilhar o que aprenderam com os antepassados. “Sem dúvida um evento que terá continuidade”, afirmou.

Os pratos vencedores foram

Salgados
1º – Pastelão de Coelho – Gertrudez Milbratz
Prêmio: Dois Day Use no Hotel Fazenda Casarão do Vale

2º – Arroz à Grega – Alma Dalmann
Prêmio: um Day Use no Hotel Fazenda Casarão do Vale

3º – Couve-flor Recheada – Bernardete Belleganti
Prêmio: Café Colonial na Casa Rux

Doces
1º – Torta Fria – Marlize Manske
Prêmio: dois Day Use no Hotel Fazenda Casarão do Vale

2º – Torta de Requeijão – Lira Delai Bettoni
Prêmio: um Day Use no Hotel Fazenda Casarão do Vale

3º – Bolo de Queijo – Anita Schwarz
Prêmio: Café Colonial na Casa Rux

Concorreram 12 pratos entre doces e salgados e todos os participantes receberam um Kit com produtos do Moinho Jaraguá e brinde da empresa Brasil Sul Embalagens Ltda.

Notícias no celular

Whatsapp