Centro de Avaliação Integralis comemora dois anos de atendimento à comunidade

Foto: Fábio Junkes/OCP News

Por: Milena Natali

23/08/2024 - 07:08

O Centro de Avaliação e Diagnóstico Integralis, especializado no atendimento de pessoas com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (deficiência intelectual) e Atraso Global do Desenvolvimento (AGD), celebra seu segundo aniversário.

Desde a abertura do Centro até o mês de julho deste ano, foram avaliadas 1.059 pessoas. O Integralis fica na Rua Coronel Procópio Gomes de Oliveira, no Centro de Jaraguá do Sul.

A equipe é qualificada, sendo formada por fisioterapeutas, fonoaudiólogas, médicas neurologistas, pedagogas, psicólogos, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais, proporcionando um atendimento humanizado. Segundo a direção, ao longo desses dois anos, o Integralis tem trabalhado para oferecer um serviço de excelência, reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento dos pacientes.

Importância do diagnóstico precoce

Para melhor adaptação, é recomendado o acompanhamento desde a infância, visando a um diagnóstico mais preciso. A avaliação e o diagnóstico precoce de condições como Atraso Global do Desenvolvimento, Autismo e Transtorno do Desenvolvimento Intelectual, realizados no próprio Centro de Avaliação e Diagnóstico, são fundamentais para garantir o desenvolvimento infantil.

No caso do Transtorno do Espectro Autista, uma intervenção rápida pode melhorar significativamente as habilidades de comunicação e interação social, resultando em uma melhor qualidade de vida. Da mesma forma, para crianças com Atraso Global do Desenvolvimento e Transtorno do Desenvolvimento Intelectual, um diagnóstico precoce é essencial para desenvolver estratégias de apoio.

 

Além de orientar as famílias, o diagnóstico correto oferece suporte e esclarecimentos fundamentais. O acompanhamento contínuo e as reavaliações periódicas permitem ajustar as intervenções conforme o progresso da criança, garantindo que ela receba o apoio necessário em todas as fases de seu desenvolvimento.

Segundo o presidente do Centro Intregralis, Elder Stringari, o processo de avaliação e diagnóstico é uma etapa muito importante na identificação de um possível transtorno do desenvolvimento intelectual, transtorno do espectro autista ou atraso global do desenvolvimento. É a partir de um diagnóstico de qualidade que se define a intervenção e a estimulação adequadas para cada indivíduo, permitindo que desenvolva ao máximo suas potencialidades e independência. “Outro aspecto fundamental é que o diagnóstico de algum transtorno ou atraso do desenvolvimento ocorra o mais cedo possível, ainda na primeira infância, fase em que o estímulo gera maiores resultados. Foi com essas motivações que idealizamos um centro independente, com equipe multidisciplinar especializada, capacidade de atendimento adequada, fácil acesso e o devido acolhimento às pessoas em avaliação e suas famílias”, destaca.

“Após o diagnóstico, conhecimento e orientação aos pais ou responsáveis são fundamentais, pois eles serão parceiros no tratamento de seus filhos. Quando entregamos o relatório para os pais, apresentamos os fatores que levaram ao diagnóstico e quais aspectos encontram-se defasados, como também formas de estimular essas áreas. Além disso, indicamos quais profissionais são indicados para o acompanhamento para que haja o melhor desenvolvimento possível”, afirma Pricila Lorentz Müller, diretora da Apae.

 

Notícias no celular

Whatsapp

Milena Natali

Redatora de entretenimento e cotidiano.