Central de Vacinas e UBSs abrem neste sábado em Jaraguá do Sul

Foto: Arquivo OCP News

Por: Pedro Leal

21/06/2023 - 16:06 - Atualizada em: 22/06/2023 - 10:26

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que a Central de Vacinas e as Unidades Básicas de Saúde dos quatro distritos estarão abertas neste sábado (24) para aplicação de vacinas do calendário (incluindo a da gripe) e procedimentos já agendados.

A Central de Vacinas atenderá das 7h30 às 13h. Confira aqui o horário de atendimento das UBSs abertas neste sábado.

A vacinação contra a gripe está liberada para o público em geral a partir dos seis meses de idade até o término dos estoques. Segundo a Secretaria de Saúde, ainda estão disponíveis cerca de 7 mil doses da vacina contra a influenza. Ela protege contra três subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e influenza B, que são os que mais circulam, podendo ser aplicada junto com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, inclusive a da covid-19.

A Campanha de Vacinação contra Influenza foi prorrogada até o dia 30 de junho pelo Governo do Estado e levou em conta o aumento do número de hospitalizações por gripe e a baixa procura pelas vacinas em Santa Catarina.

A gripe é uma infecção viral, bastante transmissível, que afeta o sistema respiratório. Pessoas infectadas com o vírus influenza podem ter desde sintomas leves a sintomas graves, que necessitam de internação e podem levar à morte.

Os sintomas mais comuns são febre, dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse. Pessoas mais vulneráveis, especialmente aquelas com doenças crônicas, idosos, crianças, podem desenvolver quadros de pneumonia, sinusite, otite e desidratação.

A vacinação é uma das medidas mais eficazes para prevenir o agravamento do quadro, evitando hospitalizações e mortes. A estratégia de vacinação contra a influenza foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 1999, com o propósito de reduzir internações, complicações e óbitos na população-alvo.

Notícias no celular

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).