Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Celebração especial marca os 40 anos de falecimento do Padre Antônio Echelmeyer em Jaraguá do Sul

Foto: Reprodução

Por: Milena Natali

04/04/2025 - 07:04

Neste sábado (5), a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Nereu Ramos, realizará uma celebração especial que marca os 40 anos de falecimento do Padre Antônio Echelmeyer. A Santa Missa, marcada para as 19h, será presidida pelo Arcebispo Emérito de Salvador (BA) Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, contará também com a participação do Coral do Centro de Cultura Alemã de Jaraguá do Sul.

Nascido em Emsdetten, na Alemanha, no ano de 1913, Wilhelm Echelmeyer entrou na Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus e professou seus votos religiosos em 1936, em Brusque. Ordenado sacerdote em 1º de dezembro de 1940, em Taubaté (SP), atuou inicialmente como pároco na Paróquia São José, em Corupá, onde liderou a construção da atual casa paroquial.

Foto: Reprodução

No entanto, sua maior contribuição pastoral foi no bairro Nereu Ramos, onde assumiu a liderança da então Curato Nossa Senhora do Rosário. Foi o idealizador e responsável pela construção da Igreja Matriz, inaugurada em 1952, também desempenhou um papel fundamental no Seminário Sagrado Coração de Jesus, em Corupá, onde concluiu as edificações iniciadas pelo Padre Gabriel Lux e liderou diversas construções entre as décadas de 1940 e 1970. Um dos destaques é a capela do seminário, cuja pintura de Cristo Rei, na cúpula do presbitério, foi feita pelo próprio Padre Antônio.

Após atuar em outras paróquias no Sudeste do Brasil, retornou a Nereu Ramos em 1962, atendendo a um abaixo-assinado da comunidade. Permaneceu lá até seu falecimento, no ano de 1984, com 71 anos de idade e 44 anos de sacerdócio.

Marco

Para Giuliano Sávio Berti, 42, autor do livro “Frutos de um sim – Vida, história e obras de Padre Antônio Echelmeyer”, a celebração será um momento de recordação e gratidão. “Padre Antônio foi muito mais que um sacerdote, foi um amigo da comunidade, preocupado tanto com a parte espiritual quanto com as condições materiais e sociais do povo de Nereu Ramos. Sua maior obra, a Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, permanece como um marco de sua dedicação e visão de futuro”, destaca.

Com sua atuação em quatro décadas na região, Padre Antônio deixou um legado inestimável, que continua a inspirar fiéis e a comunidade católica de Jaraguá do Sul e arredores. A missa em sua memória será uma oportunidade de expressar reconhecimento e gratidão por sua história de dedicação e amor ao próximo.

Foto: Reprodução

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Milena Natali

Redatora de entretenimento e cotidiano.