Celebração do aniversário de Jaraguá do Sul reúne cerca de 25 mil pessoas na Arena

Foto: Fabio Junks / OCP

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

26/07/2023 - 13:07 - Atualizada em: 26/07/2023 - 15:29

Na tarde desta terça-feira (25), uma multidão prestigiou o desfile no Parque Arena em comemoração aos 147 anos de fundação de Jaraguá do Sul, durante o feriado municipal. 34 entidades participaram da programação promovida pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer.

O desfile começou com a emocionante apresentação da Banda de Música do 62° Batalhão de Infantaria de Joinville, que executou o Hino Nacional Brasileiro, o Hino de Jaraguá do Sul e entoou os parabéns ao município. Em seguida, o 14º Batalhão de Polícia Militar mostrou a sua presença, exibindo a Guarda à Bandeira, o Pelotão do Curso de Formação de Sargentos, o Canil Setorial, a ROCAM e o Pelotão de Patrulhamento Tático. O desfile ainda contou com a participação dos alunos e instrutores do PROERD, assim como o Pelotão formado por crianças fardadas, simbolizando o compromisso com a segurança e o bem-estar de todos. A Polícia Civil, por meio da 15º Delegacia Regional, também esteve presente.

Foto: divulgação PMJS

Logo após, diversas entidades voluntárias participaram do desfile, representando os clubes de serviços, entidades assistenciais, clubes de mães e de idosos, hospitais, associações, instituições de ensino, além dos beneficiários dos programas bolsas Desportiva e Cultural, Incentivando Talentos e CCO da Schützenfest. Grupos folclóricos, o Núcleo de Panificação da Acijs, a Defesa Civil e parceiros, assim como os clubes de Jeep, de Voo Livre e de veículos antigos, também contribuíram mostrando um pouco das atividades que desenvolvem no cotidiano em Jaraguá do Sul.

Encerrando o desfile, os Bombeiros Voluntários emocionaram a todos com a presença de suas viaturas de atendimento nas áreas da saúde e defesa civil, como já é tradição.

O evento foi marcado por uma atmosfera festiva e repleta de atividades para todas as idades. Brinquedos infláveis, recreação, foodtrucks e cervejarias garantiram a diversão do público presente. O desfile se mostrou uma celebração significativa para a cidade, reunindo diversas entidades e representando a união da comunidade de Jaraguá do Sul.

O prefeito de Jaraguá do Sul, Jair Franzner, agradeceu a participação das entidades e a presença do público.

“Foi um desfile maravilhoso, num dia lindo, abençoado por Deus. As entidades demonstraram que Jaraguá do Sul é mesmo diferente, que o voluntariado e as iniciativas desenvolvidas em conjunto, fazem o nosso município ser cada vez mais pujante”, destacou.

O convidado mais esperado, o bolo

Assim que terminou o desfile nas ruas do Parque Arena, o público se dirigiu para a entrada da Arena, onde estavam montadas as mesas com os mais de 300 quilos de bolo, preparados pelos integrantes do Núcleo de Panificação da Acijs. Mais de 50 pessoas participaram do processo, desde a produção do bolo, com confeiteiros, padeiros e assistentes; entregadores; empresários e os colaboradores das empresas e da Acijs que atuaram no corte do bolo. Todo o trabalho foi feito com muita dedicação. Neste o ano, o trabalho contou com o apoio da empresa Duas Rodas.

Foto: Fabio Junks / OCP News

No palco, prefeito, secretária de Cultura, Esporte e Lazer Natália Petry, e outras autoridades municipais fizeram o corte simbólico do bolo de 147 anos, dando início à distribuição, novamente ao som de “Parabéns a Você!”, com a Banda In Natura, que seguiu agitando o público com seu repertório de músicas nacionais e internacionais, sucessos da atualidade e seus flashbacks. Para fechar a tarde, a Banda Os Montanari promoveu uma ‘mini Schützenfest’, fechando a programação com gostinho de “quero mais”.

“O Município promoveu uma programação voltada para todos os públicos. Agora, ao finalizarmos esta comemoração, no dia do aniversário, temos a certeza que atingimos os nossos objetivos. Esta programação dos 147 anos teve público de mais de 90 mil pessoas prestigiando, o que nos deixa a certeza que valeu a pena todo o empenho das nossas equipes e os investimentos”, resume a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Natália Lúcia Petry.