Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Cedup de Guaramirim recebe laboratório com mais de 290 ferramentas para atividades práticas e tecnológicas

Foto: Divulgação/Ascom Cedup

Por: Elisângela Pezzutti

27/10/2022 - 16:10 - Atualizada em: 28/10/2022 - 09:08

O Centro de Educação Profissional (Cedup) Prefeito Manoel de Aguiar, em Guaramirim, recebeu oficialmente um novo espaço que vai estimular a criatividade e a inovação dos estudantes. O Espaço Maker da unidade foi inaugurado na tarde desta quinta-feira (27), em um evento com participação da comunidade escolar e gestores de outras escolas da região. O prefeito de Guaramirim, Luiz Antonio Chiodini, e outras lideranças locais também acompanharam a entrega.

Foto: Divulgação/Ascom Cedup

O laboratório tem mais de 290 ferramentas para realização de atividades práticas e tecnológicas, incluindo eletrônicos e equipamentos como impressora 3D e cortadora a laser.

“Estamos muito felizes com a entrega de mais um Espaço Maker. Um laboratório completo que traz toda uma perspectiva diferente de aprendizado, um campo enorme para que o estudante possa provocar seu senso criativo e novas perspectivas para sua vida profissional. A rede estadual de Santa Catarina alcança um nível de excelência nessa gestão, com espaços que poucos lugares têm, e é o que nossa rede merece”, enfatiza o secretário de Estado da Educação, Vitor Balthazar.

O Espaço Maker no Cedup de Guaramirim teve investimento de cerca de R$ 97 mil e foi o terceiro laboratório oficialmente entregue para escolas da rede estadual de ensino. O Governo do Estado já adquiriu os equipamentos e mobiliários para equipar 295 unidades escolares com o laboratório, com investimentos de R$ 67,4 milhões.

Foto: Divulgação/Ascom Cedup

“Nós temos uma escola com uma excelente estrutura, com laboratórios de informática e tecnologia, além de lousas digitais. E agora contamos também com o Espaço Maker. Eu confesso que quando entrei nessa sala, nem imaginava a quantidade de coisas que é possível fazer, pois ele permite ter ideias e colocá-las em prática”, comemora a diretora do Cedup, Cristiana Poltronieri.

Durante a solenidade, também foi oficializada a entrega do Espaço Maker para mais 12 escolas da região de Jaraguá do Sul. Os gestores das escolas receberam uma placa produzida pela impressora 3D do Espaço Maker e o Manual da Educação Maker, que traz orientações pedagógicas sobre a instalação e utilização do laboratório.

Foto: Divulgação/Ascom Cedup

Espaço de criação é pioneiro na educação catarinense

Os laboratórios incluem equipamentos como kits de robótica, placas eletrônicas, cortadoras laser e impressoras 3D. Ferramentas de fabricação manual para estimular a criação entre os estudantes, como furadeiras de bancada, retíficas manuais e lixadeira também estão presentes no laboratório. Os equipamentos permitem que estudantes e professores ampliem as possibilidades pedagógicas, unindo diversas áreas de ensino.

Além disso, os Espaços Maker contemplam mobiliário específico e são instalados em ambientes que estimulam a criatividade e inovação. O objetivo é que os estudantes se tornem protagonistas de suas criações, desenvolvendo atividades que se tornem projetos, protótipos e experimentos.

A secretária-adjunta da Secretaria Estadual de Educação, Maria Tereza Cobra, destaca o pioneirismo do espaço em escolas públicas. “Esse Espaço Maker materializa um compromisso com a produção de uma educação de qualidade para todos, produzida na escola pública. Uma escola pública desenvolvida com projetos de todos os nossos estudantes, conectada com os mundos do trabalho a partir dos sonhos individuais e coletivos”.

Foto: Divulgação/Ascom Cedup

Além do Cedup de Guaramirim, a EEB Prof. Laércio Caldeira de Andrada, em São José, e a EEB Senador Evelásio Vieira, de Blumenau, já têm os Espaços Maker. As próximas entregas serão nas regiões de Tubarão, Araranguá, Criciúma, Braço do Norte e Laguna.

 

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.