Cavalos são recolhidos em São José e podem ser adotados; sabia como

Animais foram levados para base da Cavalaria em São Pedro de Alcântara | Foto PMSC

Por: Ewaldo Willerding Neto

15/03/2023 - 14:03

A Fundação Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de São José (FMADS) resgatou, essa semana, mais quatro cavalos adultos e um potro na região de Alto Forquilha.

Na segunda-feira (13), um garanhão baio, em bom estado, foi levado para base da Cavalaria em São Pedro de Alcântara, e um um égua tordilha, também em bom estado, para a base de Barreiros.

Na terça-feira (14), mais um cavalo de pelagem lobuna e uma égua acompanhada de seu potro foram recolhidos também nas imediações do viaduto da alça norte e encaminhados para a Cavalaria.

O superintendente Adjunto, Agostinho Mignoni Júnior, explica que os resgates aconteceram após denúncias registradas por moradores na Ouvidoria, à PMSJ, à FADMS e à Cavalaria da Polícia Militar de Santa Catarina. Os animais resgatados passam agora pelos primeiros procedimentos, sendo submetidos a exames de mormo e anemia infecciosa, de maneira a receberem o sinal verde de que estão sãos.

Certificada a sanidade dos animais, eles deixam o piquete de isolamento na Cavalaria e são colocados à disposição dos proprietários, que têm 30 dias para reaver a posse. Decorrido o prazo, sem manifestação dos donos, os cavalos são colocados à disposição para serem adotados.

Notícias no celular

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.