Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Catraca PIX será expandida para terminais de integração dos bairros em Florianópolis

Foto: Divulgação/PMF

Por: Ewaldo Willerding Neto

11/11/2025 - 10:11 - Atualizada em: 11/11/2025 - 10:33

Depois do primeiro mês de funcionamento no TICEN, as catracas que permitem o pagamento de passagem avulsa via PIX, diretamente nos validadores, vão ser disponibilizadas também nos terminais de integração dos bairros de Florianópolis. O serviço estará disponível a partir desta quarta-feira, 12, no TITRI, TICAN, TILAG, TISAN e TIRIO.

Nestas catracas, que seguem aceitando também acesso via leitura dos cartões de transporte, o usuário precisará apenas ler o QRCode disponível no local, fazer o pagamento com PIX e esperar a confirmação da transferência pelo banco. Assim que for registrada, a liberação da catraca ocorre de forma instantânea.

A função é uma alternativa para quem ainda usa dinheiro físico ou, porventura, está sem o cartão de embarque em mãos no momento, e tem custo integral da passagem, de R$6,90 reais.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

”Tivemos mais de 7 mil acessos através da modalidade somente neste primeiro mês de teste, realizado primeiramente na plataforma B e na última semana instalado na plataforma A, em virtude da demanda observada e aprovação pelos usuários. O resultado é positivo, uma vez que estamos estimulando a adoção de uma modalidade que é rápida, facilitada”, explica o secretário de infraestrutura e manutenção da cidade, Rafael Hahne.

De acordo com os dado do Consórcio Fênix, 20% dos usuários que ainda pagavam em dinheiro físico já migraram para a nova alternativa.

“Com a ampliação do serviço oferecemos mais essa comodidade aos usuários que partem dos terminais de diferentes regiões da cidade, estimulando a adoção dessa forma de pagamento que trouxe agilidade ao cotidiano. É uma cultura a ser criada que impacta positivamente no sistema de transportes como um todo“, salienta Hahne.

Para agilidade no embarque, orienta-se que o passageiro chegue na catraca com o aplicativo do banco já pronto para realizar a leitura do QRCode de pagamento. Vale lembrar que, apesar da funcionalidade, o acesso deve prioritariamente ser feito com o uso de cartão transporte, com menor custo e adequado a cada perfil de usuário.

Foto: Divulgação/PMF

Como funciona a Catraca Pix

  • O usuário deve buscar a catraca apta para o pagamento da passagem avulsa via PIX, devidamente sinalizada.
  • Um QRCode para pagamento estará disponível no local. A leitura é padrão, como de qualquer outra chave PIX. Uma vez dentro do app do banco, basta confirmar a transação. Aguarde a confirmação da transação em frente à catraca.
  • Assim que o pagamento via PIX é reconhecido, o equipamento é liberado, indicando um sinal verde na tela, como já acontece hoje ao fazer a leitura dos cartões do Passe Rápido nestes equipamentos.
  • Uma vez liberada, o usuário deve girar a catraca imediatamente. Pronto, acesso concluído.
  • Nos casos excepcionais em que o pagamento for realizado e o usuário não completar o acesso logo na sequência, o painel ficará vermelho e será necessário buscar um cobrador ou motorista na área de apoio ao acesso do terminal. Com a apresentação do recibo do pagamento, o funcionário poderá liberar o giro com um cartão de uso interno. Assim garante-se que seja o pagador o único a usufruir do pagamento efetuado.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.